Publicado em 21 de julho de 2015

Vacinação contra gripe é prorrogada mais uma vez

Publicado por Imprensa em: 21 de julho de 2015 às 13:20

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itararé prorrogou, pela sexta vez, a campanha de vacinação contra a gripe. O prazo agora é o dia 24 de julho.

Devem ser vacinadas crianças de seis meses a menor de 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúdem, portadores de doenças crônicas e a população indígena. A vacina é gratuita e oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacina contra a gripe tem como objetivo reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença, além de reduzir o risco de complicações respiratórias e pneumonia. Adultos, incluindo gestantes, devem receber uma dose. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, ao receberem a vacina pela primeira vez, devem tomar duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

O contágio da gripe se dá por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido de forma indireta pelas mãos, após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados ajudam na prevenção da doença.

vacina-no-braço-wp