Em média, 40 pessoas são atendidas por dia na Unidade

Publicado em 8 de abril de 2021

Unidade Sentinela: Prefeitura de Itararé (SP) inaugura centro de atendimento especializado para tratamento de covid-19

A equipe é formada por três médicas, enfermeiro, técnico de enfermagem, três assistentes de acolhimento e coordenador

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Governo, inaugurou, nesta quarta-feira (07), a Unidade Sentinela – Centro de Atendimento às Síndromes Gripais e Coronavírus.

A Unidade é resultado de uma política pública de enfrentamento à covid-19, oferecendo atendimento especializado e humanizado para suspeitos sintomáticos da doença, em casos leves e moderados.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcus Vinicius Gonçalves, a estrutura vai centralizar e agilizar os atendimentos. “A Unidade Sentinela se faz mais do que necessária. O que nós temos aqui é um novo núcleo de esperança. A Unidade nos dá uma vontade a mais de enfrentar esse mal que tem nos assolado. Juntamente com a vacinação, juntamente com nosso trabalho nas unidades de Saúde, na Santa Casa, a Unidade é um meio para amenizar os impactos causados pela pandemia”, discursou Marcus durante a inauguração.

Para o interventor da Santa Casa, Orlando Nunes, a Unidade Sentinela é resultado de um trabalho em equipe e vai contribuir com a redução da alta demanda no Hospital. “Vai desafogar o trabalho dos profissionais da Santa Casa, a qual é responsável pelo atendimento de urgência. A ideia não é desassistir ninguém, pelo contrário, é acolher. Então, quando temos mais um grupo bem formatado, a gente consegue dar um acolhimento melhor, e acolhimento é vida. E vida não tem preço”, expõe Orlando.

Conforme o secretário municipal de Governo, Felipe Guimarães, a Unidade Sentinela vai proporcionar o atendimento humanizado aos sintomáticos e intensificar os protocolos municipais. “A Unidade é a concretização de uma efetiva política pública de enfrentamento da pandemia, junto com todas as outras ações que já estão em andamento, como as fiscalizações e orientações contínuas”, relata.

O prefeito, Heliton do Valle, destaca a importância da Unidade Sentinela como mais uma porta de atendimento aos munícipes. “É um grande dia! A instalação e inauguração da nossa Unidade Sentinela vem para ampliar o nosso sistema de Saúde, proporcionando uma opção segura e eficaz de atendimento àqueles que apresentam os primeiros sintomas do coronavírus. Contamos com uma equipe preparada para garantir um pouco mais de conforto àqueles que passam por esse momento difícil, com o acolhimento e medicação adequados, de acordo com cada caso”, ressalta Heliton.

Atendimento – A Unidade Sentinela está localizada à Praça Siqueira Campos, 230, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. A equipe é formada por três médicas, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, três assistentes de acolhimento e um coordenador.

Os primeiros atendimentos começaram no dia 29 de março e, neste período, 279 pessoas já foram atendidas. Em média, são 40 pacientes por dia.

Contribuições – A instalação da Unidade Sentinela foi viabilizada graças à união de forças e contribuições de vários departamentos, como: Secretaria Municipal de Defesa Social, Secretaria de Serviços, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Operações de Emergência (COE), Santa Casa, Departamento Jurídico e Demutran.