Encontro aconteceu na terça-feira (16)

Publicado em 18 de maio de 2023

Turismo de Itararé (SP) participa de reunião da Região Turística dos Cânions Paulistas em Nova Campina (SP)

Dentre os assuntos discutidos, foi apresentada a possibilidade de inclusão de dois novos municípios na região turística, sendo eles Itaberá (SP) e Taquarivaí (SP)

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, participou, na última terça-feira (16), de mais um encontro junto aos municípios integrantes da Região Turística dos Cânions Paulistas. A reunião aconteceu em Nova Campina (SP).

Durante a reunião, foram debatidos assuntos de interesse regional, tais como a inclusão de dois novos municípios na região turística, sendo eles Itaberá (SP) e Taquarivaí (SP). A inclusão dos novos municípios tem como finalidade preencher a lacuna deixada por Guapiara, que deixou de fazer parte do quadro para integrar a Região Turística das Cavernas.

Outro ponto abordado também foi a apresentação do projeto “Rota de Cicloturismo”, que pretende interligar as cidades de Itapeva, Ribeirão Branco, Nova Campina, Bom Sucesso de Itararé, Itararé, Itaberá e Taquarivaí por meio do Ciclismo ou Cicloturismo por estradas cênicas na zona rural.

O projeto foi elaborado por Mateus Lopes de Almeida de Itapeva e Felipe Almeida de Nova Campina. Durante a apresentação foi enfatizada a importância dessa modalidade turística para o desenvolvimento da região. “De alguma maneira os ciclistas, ao passarem pelas comunidades, contribuem para melhorar a auto-estima dos seus habitantes, pois estes passam a valorizar mais o seu lugar, onde outras pessoas vêm, às vezes de tão longe, e de forma tão inusitada e ousada, conhecer e levar boas lembranças”, enfatizam os elaboradores do projeto.

Já o representante de Ribeirão Branco, Leonil Pereira, apresentou aos demais membros a possibilidade de se realizar um torneio de futebol entre as cidades integrantes da atual região turística.

Por fim, a reunião serviu, ainda, para apresentar aos futuros novos integrantes (Itaberá e Taquarivaí) as vantagens da integração de mais municípios na Região Turística dos Cânions Paulistas.

Conforme o representante de Itararé, Luis Américo, a união dos municípios fortalece o desenvolvimento turístico e econômico da região. “Sabemos que o desenvolvimento turístico e econômico da região depende da união de todas as políticas públicas para uma maior representatividade perante o governo estadual. O turismo é o elo que nos une, a prosperidade da região como um todo é a nossa meta!”, finaliza.