Publicado em 23 de maio de 2017

Tropeada parte de Itararé à Sorocaba

Cavalgada revive trecho paulista do antigo caminho das tropas

A 12ª edição da Tropeada Itararé (SP) à Sorocaba (SP) partiu na última sexta-feira (19). Com a participação de dezenas de muladeiros, o trajeto prevê 10 dias num percurso de 444 quilômetros, passando por municípios que fizeram parte do antigo Caminho das Tropas.
Segundo a história, o trecho paulista foi traçado pelos desbravadores tropeiros que saíam de Viamão (RS) até a feira de Muares em Sorocaba no século XVIII. Esse caminho ligou o sudeste ao sul do Brasil trazendo desenvolvimento e a consequente criação de vários municípios.
A abertura do evento aconteceu na noite de quinta-feira na Associação Tropeira de Itararé (ATI), onde os cavaleiros foram recepcionados com um jantar típico e show musical com a cantora Letícia Miranda.
Na manhã de sexta-feira a cavalgada fez um desfile pelas ruas da cidade e partiu rumo à Itaberá, onde fizeram o primeiro pernoite.
No dia 28 os tropeiros devem chegar aos seus destinos para participar do desfile de encerramento da 50ª Semana do Tropeiro de Sorocaba.
A realização do evento em Itararé é resultado da parceria entre a Prefeitura, por meio das Coordenadorias de Turismo e Cultura e Sindicato Rural, através do sistema FAESP / SENAR. A organização da Tropeada é feita pela Associação Intermunicipal Circuito Caminho das Tropas.

clube dos boiadeiros

clube dos boiadeiros3