Equipes da Defesa Civil estão desde às 7h prestando atendimento às vítimas

Publicado em 7 de março de 2021

Trinta famílias atingidas pela chuva deste domingo (07) são atendidas pela Prefeitura de Itararé (SP)

Membros do COMDEC reúnem-se para elaborar plano de ação da Operação Acolhida

A forte chuva ocorrida na madrugada deste domingo (07) em Itararé (SP) causou vários pontos de alagamento na cidade, atingindo cerca de trinta famílias. Destas, uma será atendida com aluguel social, duas residências tiveram a água escoada com o uso de equipamento motobomba da Sabesp – através de parceria da Prefeitura com a instituição – e duas famílias receberão auxílio de alimentação.

Os bairros atingidos foram: Santa Terezinha, Parque das Nações, Centenário, Distrito Industrial e Bairro Velho. Apesar dos danos materiais, nenhuma família necessitará de abrigo. Equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão desde às 7h nas ruas, fazendo o levantamento e o mapeamento dos estragos. Até o momento, as equipes contabilizaram 30 famílias atingidas, mas o relatório final ainda não está completo.

Além do acompanhamento in loco, o Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC) está reunido, em caráter de emergência, para análise e elaboração de um plano de ação  denominado Operação Acolhida.

Todas as famílias envolvidas receberão um kit limpeza, fornecido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. O kit é composto por um litro de álcool líquido 70%, um frasco de 500g de álcool gel, um quilo de sabão em pó, dois litros de desinfetante, dez unidades de sabão em pedra, quatro luvas de borracha, um pacote de saco de lixo, dois frascos de detergente, dois litros de água sanitária, 25 máscaras descartáveis e um galão de cinco litros de sabonete líquido. As famílias que perderam alimentos com a chuva, receberão, ainda, uma cesta básica.

Força-tarefa – A partir da próxima segunda-feira (08), uma força-tarefa será realizada em conjunto com a assistência social para visitas e acompanhamento das famílias que tiveram perdas e danos materiais com a chuva.

Campanha – Também nesta segunda (08), será mobilizada uma campanha de arrecadação de roupas, móveis, colchões e eletrodomésticos, onde a sociedade poderá contribuir com as famílias necessitadas.

Pluviômetro – De acordo com a média histórica, registrada desde 2004, os níveis de chuva, no mês de março, é de 100mm-101mm, aproximadamente. Somente hoje (07), no período de uma hora, choveu 89mm – quase 90% da média esperada para o mês inteiro.