Publicado em 1 de junho de 2017

Trabalho realizado pela Coordenadoria de Cultura de Itararé (SP) revela talentos e movimenta economia no município

Vendedores registram aumento de 10% nas vendas

Resgatar, valorizar e revelar novos talentos artísticos. Foi com este foco que a Prefeitura de Itararé, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, planejou o 1º Festival de Música Sertaneja do município. Realizado no início do mês, durante a feira da Lua da cidade, o evento superou as expectativas. Com resultado positivo, a Coordenadoria abriu o espaço à apresentação semanal dos músicos. A consequência? A descoberta de novos talentos e movimento na economia de Itararé.
Rafaela Domingues de 8 anos foi um dos prodígios evidenciados. Após participar do Festival, se destacou e tem recebido diversos convites para se apresentar no município. Nos últimos dias cantou o Hino Nacional na abertura do jogo da Associação Atlética Itararé (o Caçula) e também recepcionou os tropeiros na abertura da Tropeada.
De acordo com o pai, Isael Domingues, a filha gosta de se expressar através do canto desde muito pequena. “Aos dois anos já cantarolava algumas músicas. Aos cinco, amadureceu mais a ideia. Hoje sonha em ser cantora” revela.
Para Isael, com a nova coordenação, a Cultura está com outra cara. “Vemos várias ações sendo realizadas e ouvimos comentários positivos das pessoas na cidade”, conta.
Conforme ele, depois das apresentações na Praça as noites de quarta em Itararé mudaram completamente. “O evento movimentou a feira. Estamos conhecendo nossos artistas, eles estão tendo oportunidades e visibilidade, a população opção de lazer e os feirantes lucrando mais”, detalha.
Adriana Camargo e Karina Dell Anhol são duas dos diversos feirantes que estão obtendo este benefício.
Segundo elas, de fato, as vendas melhoraram com os eventos. “Quando não tem, a feira fica fraca. Atualmente, são as noites de quarta-feira, com shows, que tem me dado mais lucro. Chego a vender 150 unidades a mais”, conta Adriana, que comercializa pastel.
Karina, vendedora de lanche e suco natural há nove meses, registrou um aumento de 10% nas vendas. “Tem sido muito bom. A iniciativa da Cultura incentiva as pessoas a saírem de casa e, por consequência, consumirem mais”, diz.
Para o coordenador municipal de Cultura, os resultados obtidos fortalecem o projeto. “Estamos atingindo nossos objetivos e estudando formas para que possamos movimentar ainda mais Itararé na área cultural a fim de que outras áreas também sejam beneficiadas”, relata.
Com uma programação diferente toda semana, o local virou referência de diversão e cultura para toda família.

DSC_0016 DSC_0017