Publicado em 5 de outubro de 2015

Tocha 2016: Inscrição para participar do Revezamento da Tocha Olímpica está aberta

Publicado por Imprensa em: 5 de outubro de 2015 às 12:46

Coordenadoria de Esportes disponibilizará computadores para os interessados

Itararé será a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber a Tocha Olímpica Rio 2016 e a inscrição para participar ou indicar alguém para o Revezamento está aberta e pode ser feita através dos sites dos patrocinadores oficiais: Bradesco: www.bradesco.com.br; Nissan: www.quemseatreve.com.br; Coca-Cola: www.cocacola.com.br; Facebook Rio 2016: www.rio2016.com/revezamentotocha.

Os interessados também podem procurar a Coordenadoria de Esportes, que dará orientações e disponibilizará computadores para o cadastro.

Como Funciona:

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 levará a Chama Olímpica por todo o Brasil. Serão 12 mil selecionados e para participar se inscrever ou indicar alguém. Pode ser você, um vizinho, um conhecido, um parente. Após a inscrição um comitê irá avaliar a história e se ela for aprovada, você ou o seu escolhido pode se tornar um dos condutores.

Inscrição: Acesse um dos sites dos patrocinadores e conte a sua história ou a de alguém que faz a diferença e transforma a vida das pessoas na sua região.

Confirmação: A pessoa é avisada da sua indicação e pode ou não aceitar o convite para ser candidato a condutor da Tocha Olímpica Rio 2016.

Conferência: Com a confirmação do indicado, as informações fornecidas são conferidas

Avaliação: Um Comitê Julgador formado pelos patrocinadores oficiais e Rio 2016 avalia todas as histórias.

Divulgação: Processo de Seleção e divulgação dos escolhidos

Vale ressaltar que o comitê irá procurar nas histórias indicadas, os valores olímpicos: Amizade, Excelência e Respeito.

O espírito olímpico celebra a amizade porque com ela existe confiança, empatia e solidariedade, sentimentos que promovem a convivência harmoniosa entre as pessoas e que são essenciais também no esporte. Na vida e no esporte, o esforço é encorajado porque leva à excelência. Essa busca mostra quão bom pode ser um resultado e quanto uma pessoa pode se desenvolver. O respeito é o princípio básico de convivência. Demonstrar respeito é ter consideração pelo próximo, seguir as regras e entender que todos merecem ser tratados com dignidade.

O Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

Coordenadoria de Esporte: Rua Pedro de Alencar, 427. O telefone é 3531-3163.

Tocha Olimpica