Publicado em 14 de março de 2014

Teatro Municipal Sylvio Machado recebe Cláudio Carneiro para o espetáculo ‘Ritornello’

Palhaço do Cirque du Soleil e ator do Saturday Night Live Brasil está na programação do Circuito Cultural Paulista em Itararé, no dia 29 de março. A entrada é gratuita!

ritornelo 2014 800x600

Depois da pausa trimestral, o Circuito Cultural Paulista volta com tudo para o ano de 2014 em Itararé. Conquistado pelo município no ano passado, o programa acontece através da parceria entre Prefeitura Municipal de Itararé, o Governo do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte. Dia 29 de março, sábado, no Teatro Municipal Sylvio Machado, às 20h, o espetáculo apresentado é um solo de Cláudio Carneiro que mistura números já conhecidos de seu repertório e quadros inéditos utilizando-se do humor “non-sense”.

O título da peça remete ao momento atual do ator, onde busca no seu repertório uma releitura dos números mais antigos e também trazendo números inéditos. É sempre necessário um retorno às origens para transformar o antigo em algo novo e atraente.

Ritornello é um termo italiano utilizado principalmente na música, mas que também pode ter uma relação com o trabalho do palhaço: a graça oriúnda justamente da repetição do seu erro. Partindo de uma ação atrapalhada, o mote de inspiração das cenas nasce da tentativa do acerto. Do ponto de vista do palhaço isso nunca dá certo desenvolvendo-se assim toda a comicidade e dramaturgia.

Dentre os quadros conhecidos há “Ne Me Quitte Pas” que faz parte do espetáculo Varekay do Cirque du Soleil, uma tentativa de dublagem da canção onde o artista nunca alcança o foco de iluminação e se perde num jogo de luz e sombra que faz toda a plateia rir. Um dos grandes sucessos do espetáculo Varekay.

Outro número conhecido é “Creep”, onde da mesma forma desajeitada, Cláudio tenta fazer uma declaração de amor totalmente desastrada e absurda.

Suas referências e influências vem de uma linhagem de importantes comediantes mundiais como Peter Sellers, Mel Brooks, Jerry Lewis e Monthy Python.

Esta nova montagem pretende reunir todo o talento de Cláudio Carneiro através de números de sua criação em um espetáculo que tem em sua origem a interpretação da linguagem do palhaço e da mímica. Acrescentando experiências do circo contemporâneo de linguagem universal, sua arte se transforma e melhora a cada oportunidade de contato com a plateia.

Este espetáculo faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista. O Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte [APAA].

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção: Cláudio Carneiro