Prefeitura de Itararé

Publicado em 14 de março de 2014


Teatro Municipal Sylvio Machado recebe Cláudio Carneiro para o espetáculo ‘Ritornello’

Palhaço do Cirque du Soleil e ator do Saturday Night Live Brasil está na programação do Circuito Cultural Paulista em Itararé, no dia 29 de março. A entrada é gratuita!

 

ritornelo 2014 800x600

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois da pausa trimestral, o Circuito Cultural Paulista volta com tudo para o ano de 2014 em Itararé. Conquistado pelo município no ano passado, o programa acontece através da parceria entre Prefeitura Municipal de Itararé, o Governo do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Amigos da Arte. Dia 29 de março, sábado, no Teatro Municipal Sylvio Machado, às 20h, o espetáculo apresentado é um solo de Cláudio Carneiro que mistura números já conhecidos de seu repertório e quadros inéditos utilizando-se do humor “non-sense”.

 

O título da peça remete ao momento atual do ator, onde busca no seu repertório uma releitura dos números mais antigos e também trazendo números inéditos. É sempre necessário um retorno às origens para transformar o antigo em algo novo e atraente.

 

Ritornello é um termo italiano utilizado principalmente na música, mas que também pode ter uma relação com o trabalho do palhaço: a graça oriúnda justamente da repetição do seu erro. Partindo de uma ação atrapalhada, o mote de inspiração das cenas nasce da tentativa do acerto. Do ponto de vista do palhaço isso nunca dá certo desenvolvendo-se assim toda a comicidade e dramaturgia.

 

Dentre os quadros conhecidos há “Ne Me Quitte Pas” que faz parte do espetáculo Varekay do Cirque du Soleil, uma tentativa de dublagem da canção onde o artista nunca alcança o foco de iluminação e se perde num jogo de luz e sombra que faz toda a plateia rir. Um dos grandes sucessos do espetáculo Varekay.

 

Outro número conhecido é “Creep”, onde da mesma forma desajeitada, Cláudio tenta fazer uma declaração de amor totalmente desastrada e absurda.

 

Suas referências e influências vem de uma linhagem de importantes comediantes mundiais como Peter Sellers, Mel Brooks, Jerry Lewis e Monthy Python.

 

Esta nova montagem pretende reunir todo o talento de Cláudio Carneiro através de números de sua criação em um espetáculo que tem em sua origem a interpretação da linguagem do palhaço e da mímica. Acrescentando experiências do circo contemporâneo de linguagem universal, sua arte se transforma e melhora a cada oportunidade de contato com a plateia.

 

Este espetáculo faz parte da programação do Circuito Cultural Paulista. O Programa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte [APAA].

 

FICHA TÉCNICA

 

Roteiro e Direção: Cláudio Carneiro

Sonoplastia: Raul Teixeira

Iluminação: Lígia Chaim

Efeitos Especiais: Fran Barros

Cenografia: Rick Kukierman

Produção Executiva: Cristiani Zonzini e Amanda Yamada

Coordenação de Produção: Joca Paciello

Duração do espetáculo: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

 

 

SERVIÇO

 

Espetáculo: Ritornello

Grupo: Cláudio Carneiro

Local: Teatro Municipal Sylvio Machado

Data: 29/03, sábado

Entrada: Gratuita

 

 

 

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados