Ação aconteceu nos CRAS Centenário e Novo Horizonte

Publicado em 28 de setembro de 2022

Setembro Amarelo: Idosos de Itararé (SP) participam de rodas de conversa sobre valorização da vida

O encontro foi um momento rico para troca de conhecimentos e de suma importância para a quebra de tabus e conscientização do tema.

Como parte das ações do Setembro Amarelo, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou rodas de conversa sobre valorização da vida junto aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte e Centenário. Três usuários da Unidade de Acolhimento Institucional Casa de Passagem também participaram da ação.

A ação contou com a participação da assessora técnica pedagógica de Educação Especial da Secretaria de Educação, Adriana de Oliveira Corrêa, e abordou a importância de falar sobre os próprios sentimentos, de se expressar, de buscar ajuda na rede de apoio que o município oferece, tanto para si quanto para os conhecidos, familiares e amigos.

A assessora técnica pedagógica da Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação, Adriana de Oliveira Corrêa, também participou da iniciativa

Para as coordenadoras do CRAS Centenário, Elaine Lopes, e Novo Horizonte, Sabrina Holtz, o encontro foi um momento rico para troca de conhecimentos e de suma importância para a quebra de tabus e conscientização do tema.

Saiba mais – O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. A cor amarela foi adotada em razão da história que inspirou a campanha: em 1994, o jovem Mike Emme, de apenas 17 anos, suicidou-se em seu Mustang Amarelo, o qual ele mesmo restaurou e pintou. Após o episódio, os pais de Mike iniciaram a campanha de prevenção ao suicídio utilizando fitas amarelas, e a mensagem pensada por eles foi, aos poucos, se espalhando pelo mundo.

Em 2003, a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS), instaurou o dia 10 de setembro como Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

Ação abordou a importância de falar sobre os próprios sentimentos

Precisa de ajuda? Saiba onde buscar:
– Centro de Atenção Psicosocial (CAPS)
Rua Heitor Pedroso de Mello, 1540, Vila Santa Terezinha
Telefone (WhatsApp) 3532-4799

– Centro de Valorização da Vida (CVV)
Disque 188 (Ligação gratuita)

Ação aconteceu no CRAS Novo Horizonte, com a participação dos Idosos do SCFV e de usuários da Casa de Passagem