A instrução contou com a participação de 50 alunos da Turma de Atiradores de 2021

Publicado em 19 de maio de 2021

Secretário executivo da Defesa Civil de Itararé (SP) ministra palestra para integrantes do Tiro de Guerra

No total, 50 alunos participaram da formação

O secretário executivo da Defesa Civil de Itararé (SP) e sub-inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM), Sebastião Ademar Gonçalves, ministrou, nesta terça-feira (18), palestra para integrantes do Tiro de Guerra do município.

Os alunos receberam formação básica sobre os assuntos relacionados à Defesa Civil. A capacitação foi realizada para duas turmas de 25 alunos cada, totalizando 50 participantes.

Dentre os temas abordados na palestra, estão os conceitos básicos de Defesa Civil, a atuação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINPDEC), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e a formação e ações do Núcleo Comunitário (NUDEC).

De acordo com o sub-inspetor GCM Gonçalves, a instrução permite melhor desempenho dos alunos em futuras situações de desastres naturais. “Eles já integram o Plano de Contingência da Defesa Civil e podem ser acionados nas ocorrências de desastres naturais”, detalha.

O prefeito, Heliton do Valle, enaltece a importante parceria estabelecida em prol ao município. “Estabelecer laços entre as nossas forças municipais e órgãos de segurança pública é de suma importância para ter, quando necessário, uma efetiva força-tarefa que atue em benefício dos nossos munícipes, amenizando os impactos que os desastres naturais possam causar”, comenta.

Saiba mais – A Defesa Civil atua através de ações preventivas, assistenciais e de socorro em ocorrências de desastres naturais, com a finalidade de preservar o estado de normalidade da sociedade.

A Defesa Civil pode ser acionada em casos de desastres com vítimas e desabrigados, incêndios com vítimas, deformações em estruturas, desabamentos, inundações e deslizamentos de terra.

Em casos de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada através do número 153.