Publicado em 24 de fevereiro de 2015

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo recebe Coordenador de Turismo de Itararé

Publicado em: 24 de fevereiro de 2015 às 17:02

Na última segunda-feira, 23 de fevereiro o Coordenador de Turismo Edilson Moraes esteve presente na cidade de São Paulo durante reunião para o fortalecimento da Regionalização do Turismo na Secretaria de Turismo do Estado. Na oportunidade, o representante de Itararé entregou oficio ao Secretário Roberto de Lucena-PV , solicitando a Sinalização Turística para o Circuito dos Cânions que incluem os municípios de Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Itapeva e Nova Campina. O projeto de sinalização inclui outdoors e placas na SP-258 na saída da capital paulista até a divisa com o Paraná e também nas entradas das cidades que fazem parte do circuito.

Segundo Edilson “O projeto é viável de execução porque não exige grande investimento e incentivará a atividade turística na região. Itararé está entre os Municípios de Interesse Turístico, mas ainda não existe verba para esses municípios que somam 140 em todo o estado, o investimento em relação ao turismo somente é feito para as Estâncias Turísticas que somam 70 municípios e no ano passado receberam R$ 300.000.000,00 em repasse de verba”.

O coordenador saiu otimista da reunião porque a palavra do secretário ressalta a criatividade na execução de projeto e essa é uma realidade que enfrentamos todos os dias, finaliza Edilson.

A pauta principal da reunião foi o pedido de apoio para a 10ª Tropeada Itararé a Sorocaba que será realizada na segunda quinzena de maio. Esse incentivo pode ser financeiro e também a criação de um roteiro cultural e turístico com os 22 municípios que compõem o Caminho das Tropas.

O Caminho dos Tropeiros que vinham de Viamão-RS em direção a Feira de Muares em Sorocaba no século XVIII pode estimular o Turismo Rural e suas atividades, entre elas destacam as pousadas, os passeios a cavalo, pesca, gastronomia, contemplação da paisagem e artesanato.

O secretário estadual ressalta o potencial do turismo como fomentador da economia do estado e também a necessidade de sua reestruturação e planejamento através do diagnóstico de cada município que é feito pelo inventário e plano diretor.

Estiveram presentes os municípios de Bom Sucesso de Itararé, Votorantim, São Miguel Arcanjo, Piedade, Sorocaba, Pilar do Sul e Tatuí e a Associação Caminho das Tropas.

turismo copy