Prefeitura de Itararé

Publicado em 7 de maio de 2015


Secretaria de Saúde promove curso de capacitação

Publicado por Imprensa em: 7 de maio de 2015 às 15:24

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 6 de abril um curso de capacitação Caminhos do Cuidado para os agentes de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem.

O projeto é oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro e Grupo Hospitalar Conceição, do Rio Grande do Sul, tendo seu início Nacional em 2013.

O curso é voltado para o trabalho de saúde mental, álcool, crack e outras drogas, qualificando os profissionais para que possam trabalhar a Saúde Mental na Atenção Básica, visando melhorar a atenção às pessoas que estão em sofrimento psíquico e/ou fazem uso prejudicial de drogas e seus familiares, através do acolhimento forma integral com um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

A carga horária para os alunos é de 60 horas, sendo 2/3 do tempo investidos em horas presenciais e 1/3 em observações de campo, divididos em três turmas, cada turma tem aula uma vez na semana durante 8 horas, pelo período de cinco semanas, tendo como tutoras: Luciane Galvão de Morais Vieira (Psicóloga) e Larissa da Silva (Assistente Social), profissionais da Saúde Mental, que receberam a Capacitação de Tutores no mês de fevereiro.

Essa formação em Saúde Mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores. Promove ainda a ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em seus propósitos, já que os profissionais da Atenção Básica passam a dispor de ferramentas para o acolhimento dos usuários e se tornam multiplicadores dessa linha de cuidado.

No início do curso cada aluno recebeu um Kit, contendo uma mochila, camiseta, o Livro do aluno e caneta, e está sendo fornecido almoço e lanche para todos os alunos, custeado pela Fiocruz.

As aulas encerram nesta sexta-feira (8) e a formatura dos profissionais ocorrerá no dia 15 de maio.

saude-sexta

saude-seg

saude-quarta

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados