Publicado em 12 de abril de 2017

Secretária de Saúde de Itararé participa do ‘Viver com Saúde’ e constata mudança na vida de participantes

Projeto promove atividade física e interação social na comunidade do Tonico Adolfo

O projeto ‘Viver com Saúde’, promovido na unidade do bairro Tonico Adolfo em Itararé (SP) recebeu na última sexta-feira (7) a visita da secretária da pasta, Ana Maria de Souza. Numa roda de bate papo ao lado dos participantes a secretária teve a oportunidade de ouvir histórias de superação, atribuídas às atividades físicas realizadas pelo projeto.

É o caso da dona de casa, Irair Leite Galvão de 54 anos. Vencedora da batalha contra o câncer, ela se emociona ao contar que viu no Viver com Saúde, uma saída para seus problemas. “Eu tive câncer e com isto veio a depressão. Meus pais faleceram, meu marido é alcoólatra e chegou uma hora que eu não sabia mais o que fazer da vida, foi quando o projeto surgiu e tudo mudou. Fiquei mais feliz, mais disposta. Aqui somos todos irmãos, nos gostamos muito, é como se fosse uma grande família”.

Para a técnica de enfermagem, Gisele Silva, 33 anos, as atividades foram estímulo para deixar sua rotina mais saudável: “Estou há três meses no projeto e além de perder dois quilos, estou conseguindo respirar e dormir melhor. Acordo de manhã com expectativa do dia ser produtivo. Mas o mais importante é saber que existem pessoas (como as agentes de saúde que iniciaram o projeto) que querem o melhor para o próximo”.

Durante ainda a manhã os alunos fizeram alongamento e dançaram zumba. Ana Maria finalizou o encontro enaltecendo o projeto e a iniciativa de Lucélia Aparecida Schimidt e Débora Mota, precursoras do projeto.

“Pude comprovar hoje as atitudes simples, mas tão honrosas como esta, que promovem a saúde da comunidade. Pude ver a alegria das pessoas através dos depoimentos. Vi aqui pessoas saudáveis, que estão mudando a vida delas com uma atitude simples, que é a prática de exercícios físicos semanalmente”.

Viver com Saúde – O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos, promover a interação social e fortalecer os vínculos entre a comunidade e a unidade de saúde.

A iniciativa é das agentes, Lucélia Aparecida Schimidt e Débora Mota, e contam com apoio da enfermeira Daniele Brandolin e da secretária municipal de Saúde, Ana Maria de Souza. O projeto vem fazendo maior sucesso na comunidade e dedezparticipantes inicialmente, hojeconta com aproximadamente 50 pessoas.

Os interessados em participar do grupo de caminhada podem comparecer às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h, na Praça Euclides Figueiredo, no Tonico Adolfo.

IMG_8300 IMG_8344