Publicado em 9 de fevereiro de 2015

Secretaria de Educação promove Seminário de Mobilização para o realinhamento do Plano Municipal de Educação

Publicado em: 9 de fevereiro de 2015 às 20:05

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, na última sexta-feira (6), no Teatro Sylvio Machado o seminário mobilizador sobre o processo de realinhamento do Plano Decenal Municipal de Educação. A atividade fez parte da programação de início do ano letivo do município e contou com a presença de 300 pessoas entre professores, diretores e coordenadores do sistema municipal, além de convidados.

A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação – PNE em junho de 2014, os municípios brasileiros estão incumbidos de elaborar (ou reformular quando já existente), os seus planos municipais para o decênio 2014 – 2024, de forma que, a sociedade civil organizada através de seus representantes indicados, deve formular junto ao poder legislativo e executivo, as principais metas a serem alcançadas no contexto educacional geral do município.

No seminário foram apresentados aspectos conceituais e históricos dos planos, bem como as 20 metas do PNE que servem de diretrizes para os municípios desenvolverem seus trabalhos. Em Itararé, o processo foi iniciado em maio quando o Decreto nº 95/2014, criou a comissão intersetorial para o desenvolvimento dos trabalhos e desde então, seguem-se encontros regulares para estudos, debates e deliberações, os quais se intensificarão neste primeiro semestre de 2015.

No evento foi possível ainda frisar o papel do professor no desenvolvimento das políticas públicas educacionais nesse momento, pontuar que, as principais reivindicações no que se refere a sua valorização estão elencadas no plano, cabendo a eles, organizados entre os grupos de trabalho intersetoriais traçar as estratégias para a efetivação das metas.

Pensar e determinar a educação para Itararé no próximo decênio é uma tarefa de toda sociedade itarareense, cabendo a Secretaria de Educação apenas oferecer a estrutura pragmática para o desenvolvimento dos trabalhos. Desta maneira, a Secretaria de Educação convida a população em geral, pais de alunos e segmentos privados ou filantrópicos de ensino, formal ou não formal a colaborar com os trabalhos.

As reuniões da Comissão e dos Grupos de Trabalho ocorrerão todas as sextas-feiras, às 14 horas até o dia 22 de maio, no Salão de Formação da rua XV de Novembro.

Os interessados em fazer parte das discussões devem enviar seus dados (Nome, RG, CPF, endereço e e-mail) através de ofício à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, descrevendo a classe ou categoria representada (professor, pai de aluno, diretor, coordenador, voluntário ou instituição) aos cuidados da supervisora Maria Celina Miranda, e ou professora Janaína Mayra de Oliveira.