Publicado em 28 de agosto de 2014

São Paulo Companhia de Dança oferece oficina e palestra pela primeira vez em Itararé

Publicado em: 27 de agosto de 2014 às 17:50

Atividades acontecem dia 13 de setembro pelo site da companhia. As inscrições são gratuitas e já estão abertas!

ITARARÉ3

Sob a direção de Inês Bogéa, a São Paulo Companhia de Dança realiza duas atividades educativas e de formação de plateia no Teatro Municipal Sylvio Machado em Itararé, no dia 13 de setembro, sábado.

A programação inicia-se às 14h, no Teatro Municipal Sylvio Machado (Rua XV de Novembro, 56), com o bate-papo com a SPCD (palestra para Educadores) e a exibição do documentário Canteiro de Obras 2013. O filme, com direção de Kiko Goifman e Jurandir Müller, revela os bastidores do processo de criação das obras que estrearam em 2013 sobre seu tema principal (amor, vida e morte). A exibição será comentada pela própria Ruth e mediada pela Coordenadora de Educativo e Comunicação da Companhia, Marcela Benvegnu.

O bate-papo com a SPCD é uma das principais frentes educativas da São Paulo Companhia de Dança, que visa relacionar a dança com outras áreas do conhecimento, utilizando-a como elemento educativo e sensibilizador dentro e fora da sala de aula.

A programação segue com uma Oficina de Dança – Repertório em Movimento (Dança Contemporânea) -, com o professor ensaiador da SPCD, Guivalde Almeida, às 16h, também no Teatro Municipal Sylvio Machado. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a técnica e trechos de coreografias dançadas pela Companhia.

Para participar da atividade, basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da SPCD http://spcd.com.br/proximas_atividades.php. Informações podem ser obtidas pelos e-mails educativo@spcd.com.br e cultura@itarare.sp.gov.br. As inscrições também são gratuitas. Os participantes só poderão fazer a Oficina de Dança – Repertório em Movimento (Dança Contemporânea) – mediante presença no bate-papo com a SPCD.

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
direção artística | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, apresenta um repertório variado, que vai do clássico ao contemporâneo e além dos espetáculos em cidades do interior do Estado de São Paulo, a Companhia se apresenta em capitais brasileiras e em países, como, Alemanha, Áustria, Chile, Itália e Israel, entre outros.

A SPCD estreou neste ano The Seasons, montagem inédita assinada por Édouard Lock e La Sylphide (1836), do argentino Mario Galizzi a partir do original de Auguste Bournonville. Galizzi também remontou O Grand Pas de Deux de O Cisne Negro (1876), de Marius Petipa, e Le Spectre de La Rose (1911), de Michel Fokine, que estreia em agosto, ao lado da remontagem de workwithinwork (1998), de William Forsythe. Em novembro, na terceira edição do Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, o público poderá assistir as obras dos jovens Rafael Gomes e Cassilene Abranches. Este ano, a SPCD também dá continuidade ao segundo ano de sua temporada de assinaturas para os espetáculos no Teatro Sérgio Cardoso.

Os Programas Educativos e de Formação de Plateia, outra vertente de ação da SPCD, se dividem em: Palestra Para os Educadores, na qual temos a oportunidade de diálogo sobre os bastidores dessa arte; Oficinas de Dança, um encontro para vivenciar o cotidiano dos bailarinos; Espetáculo Aberto para Estudantes a proposta é de ver, ouvir e perceber o mundo da dança e, por meio do Dança em Rede, uma enciclopédia de dança online no site da Companhia, mapeamos a dança de cada cidade por onde a SCPD passa. A dança tem muitas histórias, e para revelar um pouco delas a Companhia criou a série de documentários Figuras da Dança que você pode assistir na TV Cultura, no Canal Arte 1, e no Canal Curta. A São Paulo também produz a série de documentários Canteiro de Obras e livros de ensaios dentro da área de Registro e Memória da Dança.

São Paulo Companhia de Dança | Teatro Municipal Sylvio Machado | ITARARÉ

Bate-papo com a SPCD

Tema: Canteiro de Obras 2013 | Mediada por Marcela Benvegnu
Dia 13 de setembro | sábado, 14h às 15h30