Ação foi promovida em parceria com a Fundação Mapfre

Publicado em 22 de setembro de 2022

Programa ‘Na Pista Certa’ leva educação de trânsito a alunos da rede municipal de Itararé (SP)

Atenção às placas, respeito aos pedestres e olho no semáforo! Foi brincando de aprender que os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Itararé (SP) participaram do programa ‘Na Pista Certa’, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Mapfre.

Conforme a supervisora escolar, Samara Abrahão, as atividades, que aconteceram de 22 de agosto a 02 de setembro, foram realizadas em uma simulação de cidade montada no Ginásio de Esportes Antônio Pelissari. “O objetivo foi estimular os alunos a adotarem comportamentos e atitudes responsáveis em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista, quanto do passageiro, do pedestre e do ciclista”, explica.

Os alunos aplicaram os conceitos em uma cidade simulada, onde circulam com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização.

“O intuito da ação também foi iniciar os estudantes no conhecimento da sinalização viária e ressaltar a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas”, acrescenta Samara.

Conforme a secretária da Pasta, Andréia Almeida, esses momentos são valiosos e o programa ‘Na Pista Certa’ foi um presente maravilhoso para os pequenos. “A iniciativa atendeu mais de 2,1 mil crianças da Rede Municipal a partir dos 4 anos de idade, crianças da educação infantil de escolas particulares e crianças de 4 a 9 anos que participaram nos horários abertos ao público. É certo que cada uma delas foi impactada e levará esses ensinamentos consigo para toda a vida”, enfatiza.

Foram trabalhados conceitos como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas.

Para o Prefeito Heliton do Valle, a iniciativa é fundamental. “A educação viária deve ser trabalhada desde sempre para que possamos garantir um trânsito mais seguro e gentil para todos”, pontua.

Saiba mais – As atividades tiveram duração de 50 minutos, divididas em duas partes. Na primeira parte, os alunos participaram de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito. Na segunda parte, os alunos aplicaram os conceitos em uma cidade simulada, onde circulam com bicicletas e triciclos, obedecendo à sinalização.

A ação, que vai ao encontro das atividades sobre o tema trabalhadas nas unidades escolares, também informou e conscientizou sobre relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.

A iniciativa atendeu mais de 2,1 mil crianças da Rede Municipal a partir dos 4 anos de idade.
Os alunos participaram de uma apresentação de teatro que introduz as crianças em princípios de cidadania, de meio ambiente e de educação e segurança no trânsito.