Publicado em 19 de novembro de 2014

Prefeitura realiza atualização de cadastro imobiliário

Publicado em: 19 de novembro de 2014 às 16:24

Com o objetivo de aumentar a eficácia do cadastro de imóveis do município, a Prefeitura de Itararé iniciou uma atualização através de um sistema de mapeamento fotográfico.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças o recadastramento é feito através de fotos aéreas tiradas de um helicóptero, que sobrevoou a cidade por alguns dias nos últimos meses. Depois as fotos são digitalizadas e enviadas para um software denominado Métrica City, que transforma em informações específicas dos imóveis, dando a metragem exata da área construída.

O setor de Engenharia da Prefeitura relatou que os dados estão sendo atualizados e que já se pode notar uma diferença de até 60% em relação as informações dos imóveis registradas no setor de Lançadoria, responsável pelo lançamento dos IPTUs.

De acordo com a Secretaria de Finanças, a última atualização foi feita em 1998 e de maneira manual, porém o ideal é que este levantamento seja feito, no máximo, a cada dois anos.

A pasta informa ainda que o software utilizado nesta medição foi adquirido pela prefeitura no ano de 2007 e até hoje não tinha sido utilizado.
Para mais informações o contribuinte pode procurar o departamento de Lançadoria da Prefeitura Municipal, que fica na rua XV de Novembro, 83.

IPTU
O IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é pago para arrecadar dinheiro para os cofres públicos. O imposto é devido pela pessoa física ou jurídica que possui propriedade, domínio útil ou posse de imóvel em zona urbana.

prefeitura de itarare