Publicado em 20 de março de 2015

Prefeitura inicia vacinação contra HPV

Publicado em: 20 de março de 2015 às 16:09

A Prefeitura iniciou no dia 10 de março a Campanha de Vacinação contra o HPV (Human PapillomaVirus), que tem como público-alvo as meninas na faixa etária de 9 a 13 anos. A vacinação compreende-se em três doses. A segunda aplicação deverá ser feita seis meses após a primeira. Já a última, cinco anos depois.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica é somente com a segunda dose da vacina é que ocorre a proteção. As meninas de 12 a 13 anos ainda poderão ser vacinadas e devem completar o esquema vacinal.

A vacina contra o HPV é segura e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e é usada em mais de 50 países. As doses são recomendadas para a faixa etária de 9 à 13 anos, pois estima-se que as meninas ainda não iniciaram a vida sexual. Sendo assim, por não ter tido contato nenhum com o vírus, a vacina é eficaz na prevenção.

A vacinação está acontecendo em todos as Unidades de Saúde e também nas escolas. Hoje o câncer de colo de útero é a segunda maior causa de morte entre as mulheres e a imunização precoce é uma aliada no combate às estatísticas tão elevadas.

hpv