Publicado em 24 de fevereiro de 2017

Prefeitura inicia Programa de Melhoramento Genético para gado leiteiro

Heliton do Valle destaca importância da inseminação para economia do município

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, esteve na terça-feira (21) nas Fazendas Canaã e Silvério, no bairro rural de Pedra Branca para dar início à distribuição de sêmen para melhoramento genético de gado leiteiro.

A ação, que acontece através da Secretaria Municipal de Agricultura, contemplará anualmente cerca de 100 produtores. A iniciativa faz parte de uma série de políticas públicas adotadas pela atual gestão para oferecer estrutura e incentivo ao pequeno produtor , evitando o êxodo rural.

O secretário da Pasta, Castelar Pimentel Junior relata que neste primeiro momento foram adquiridas 300 doses de material de genético. “Cada produtor recebe em média dez doses, e a distribuição vai acontecendo conforme a necessidade de cada criador. É um trabalho de médio a longo prazo, mas que agrega um valor fantástico ao plantel”, destaca.

Ainda de acordo com Castelar o sêmen utilizado pelo programa é de touros rigorosamente selecionados e provenientes de famílias de excelente qualidade genética. “A evolução do rebanho depende da qualidade deste material, por isso fazemos questão de analisar cuidadosamente a procedência”, conta.

Alimentação adequada é outro fator importante para o desenvolvimento de gados mais produtivos, por isso a Secretaria Municipal de Agricultura está produzindo  silo,  que servirá de comida para o gado. “Através da Patrulha Agrícola, preparamos o silo e distribuímos para o produtor. Porque não adianta ter qualidade genética se a comida não for nutritiva e saudável”, descreve Castelar.

Segundo o prefeito, o melhoramento genético é um importante aliado nas gerações futuras dos animais. “A inseminação facilita a seleção, evita a transmissão de algumas doenças, proporcionando ao criador maior controle econômico de seu rebanho, entre muitas outras vantagens. É pensando no favorecimento da economia do município que estamos dando sequência neste trabalho”, finaliza.

MELHORAMENTO MELHORAMENTO2