Publicado em 11 de março de 2014

Prefeitura inicia levantamento para analisar saúde bucal das crianças de Itararé

saude-bucal

A Prefeitura de Itararé, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Higiene e Saúde, deu início nessa semana, ao levantamento epidemiológico nas escolas do município. Segundo a coordenadora, Silvia Pontes, o objetivo desse programa é a realização de uma pesquisa sobre as condições da saúde bucal nas crianças com faixa etária entre 5 e 12 anos.

Conforme Silvia, o exame é realizado na própria escola, com consentimento dos pais ou responsáveis, com toda técnica, segurança e higiene, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. “Serão avaliadas a prevalência de cárie dentária, condições gengivais e fluorose”, explica a coordenadora, que informa que a partir do cadastro dos matriculados, algumas crianças foram sorteadas para compor a amostra do estudo. “Os dados individuais dos alunos não serão divulgados, porém os resultados das pesquisas ajudarão muito a prevenir doenças bucais e melhorar a saúde de todos”, esclarece.

A partir dos resultados a Coordenadoria de Saúde Bucal de Itararé poderá melhorar as ações do setor de acordo com as necessidades apresentadas, tanto para implementação das ações preventivas quanto para a organização do tratamento clínico odontológico.

Assessoria de Imprensa da P.M.I