Publicado em 12 de abril de 2017

Prefeitura fornecerá centro de distribuição de hortifruti para pequeno produtor rural

Objetivo é viabilizar a distribuição de frutas, verduras e legumes

Os produtores rurais de Itararé (SP) terão mais uma oportunidade para aumentar sua renda, graças a parceria firmada com a empresa Floradi Comércio de Legumes e Frutas Ltda, na última terça-feira (11). O encontro aconteceu no Sindicato Rural da cidade, onde estiveram reunidos 70 agricultores, proprietário da empresa, Helio Koyama, agrônomo Ricardo Boi, além dos secretários municipais de Administração e Agricultura, Jeronimo de Almeida e Castelar Pimentel Junior respectivamente.
A proposta é garantir a venda de frutas, verduras e legumes dos pequenos agricultores. Hoje boa parte dos hortifrúti é destinada à merenda escolar e entidades sociais, através do Plano de Aquisição de Alimentos (PAA), o que já é incentivo à Agricultura Familiar.
Segundo Castelar, com mais esta parceria a economia agrícola do município está se fortalecendo. “Os produtos serão negociados diretamente entre o agricultor e a Floradi, sem intermediação, além disso o preço pago é com base na cotação do dia. A venda fica garantida, evitando a perda de produtos”, relata.
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura dará todo o apoio técnico para viabilizar a entrega à empresa, sendo que para isto implantará um centro de distribuição, localizado no Ecoponto. “Reunir os produtos num local só facilita para ambas as partes. O ecoponto está no coração do centro agrícola. Nós faremos a organização em caixas e duas vezes na semana o caminhão passará recolhendo”, explica Castelar.
O prefeito Heliton do Valle enaltece mais esta ação em benefício ao empresário rural. “Nosso cinturão verde tem capacidade para abastecer com qualidade vários setores. Nossa gestão está trabalhando para fortalecer a agricultura familiar visando a geração de renda e a fixação no campo, o que representa melhoria da qualidade de vida para todo o município”.

Na imagem Jeronimo Secretário de Administração, Casterlar Secretário de Agricultura Ricardo (Boi) e Hélio Kayama Produtores ruaris da região e convidados.