Prefeitura de Itararé

Iniciativa visa zelar pela segurança e bem-estar no município

Publicado em 16 de junho de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) segue com apreensões de animais de grande porte soltos nas vias públicas

Denúncias podem ser realizadas de forma anônima junto à Fiscalização através do telefone (15) 3532-8000

A Prefeitura de Itararé (SP) tem realizado, desde 2019, a apreensão de equinos e bovinos que estejam soltos nas vias públicas do município.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Jerônimo de Almeida, a ação, realizada através do departamento municipal de Fiscalização, visa, principalmente, zelar pela segurança e bem-estar da população e também dos animais, uma vez que, além de causarem danos ao patrimônio público e privado, existe ainda o risco de acidentes.

Apreensão – Conforme Jerônimo, após denúncia, os bois e cavalos são apreendidos e levados até um local onde são abrigados, alimentados e, caso necessário, recebem atendimento veterinário e medicação. “A partir daí, o proprietário tem cinco dias para entrar em contato com a Prefeitura e, mediante o pagamento do auto de infração, efetuar a retirada. Expirado esse período, o município poderá colocar o animal a leilão ou cedê-lo em benefício de uma entidade”, destaca ele.

Infração – Conforme o artigo 45 do Código de Posturas, serão apreendidos e recolhidos ao depósito municipal os animais que forem encontrados soltos pelas ruas e praças do município, ou em quaisquer lugares acessível ao público, e multado o respectivo proprietário. O valor da multa aplicada ao proprietário é de R$ 222,75, mais R$ 81,28 por diária de apreensão.

Artigo 32 da Lei Federal nº 9.605 de 1998 de Crimes Ambientais – É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de três meses a um ano e multa.

Denúncia – Denúncias podem ser realizadas de forma anônima junto à Fiscalização através do telefone (15) 3532-8000.

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados