Desde o início do ano, foram registradas 269 notificações, das quais, 60 aguardam resultado de exames

Publicado em 10 de abril de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) registra 29 novos casos positivos de Dengue

A Secretaria faz um apelo, ainda, para que as pessoas atentem-se aos sintomas e, ao identificá-los, procure a Unidade de Saúde mais próxima ou a Santa Casa, durante o final de semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itararé (SP), através da Vigilância Epidemiológica, alerta a população sobre o aumento no número de casos de Dengue no município.

Conforme a Pasta, desde o início do ano até o dia 04 de abril, foram registradas 269 notificações, das quais 29 foram confirmadas como casos positivos e 60 aguardam o resultado do exame.

Cuidados com automedicação – Os pacientes com Dengue não devem se automedicar, não podendo, em hipótese alguma, usar antitérmicos que contenham ácido acetilsalicílico, como AAS, Aspirina e Melhoral, nem anti-inflamatórios, que podem acarretar no agravamento da doença, podendo evoluir para dengue hemorrágica.

Notificação dos casos – Ao dar entrada na Unidade de Saúde com suspeita de Dengue, a pessoa recebe a orientação adequada e medicação correta com a sorologia necessária. Ao mesmo tempo, o profissional da Saúde notifica o caso. Essa notificação é repassada para a Vigilância Epidemiológica, que repassa para os Agentes de Endemias, os quais realizam o trabalho de bloqueio na casa da pessoa com Dengue e nos demais imóveis que estão a aproximadamente 200 metros do local onde está o doente.

Os agentes realizam visitas nos imóveis, eliminando todos os possíveis criadouros e após, quando necessário, realizam a nebulização dentro e fora desses espaços.

Sintomas da Dengue clássica –  Na maioria das vezes, a primeira manifestação é a febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, associada a dor de cabeça; prostração; dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos; vermelhidão no corpo (exantema); coceira.

Além destes sintomas, a anorexia, náuseas, vômitos e diarréia não volumosa podem estar presentes, mas são menos frequentes.

Sintomas da dengue com sinais de alarme – O paciente tem sintomas de dengue clássica, mas, depois do terceiro dia da doença, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival e vaginal e rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas).

Sintomas da dengue grave – O potencial de risco é evidenciado por uma das seguintes complicações: dor abdominal; alterações neurológicas (delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia); sintomas cardiorrespiratórios; insuficiência hepática; hemorragia digestiva e derrame pleural.

As formas graves da doença podem manifestar-se com extravasamento de plasma, levando ao choque ou acúmulo de líquidos com desconforto respiratório, sangramento grave ou sinais de disfunção orgânica como o coração, os pulmões, os rins, o fígado e o sistema nervoso central (SNC).

O choque é de rápida instalação e tem curta duração. Podendo levar o paciente a óbito em um intervalo de 12 a 24 horas ou à sua recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada.

Prevenção – A prevenção é a melhor medida! Em tempo de aumento do número de casos, é preciso prevenir a picada do mosquito da Dengue, utilizando repelentes, com atenção especial na eliminação dos criadouros do mosquito, eliminando objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

Além disso, é importante aplicar larvicidas ou detergente nos locais que são focos de água parada.