Equipe de dentistas e fonoaudiólogas recebeu menção honrosa por trabalho apresentado

Publicado em 10 de junho de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) recebe menção honrosa em encontro estadual de Saúde

Para o chefe do Executivo, essa é mais uma vitória da Saúde em Itararé

Saúde é muito mais do que a ausência de enfermidades. O bem-estar físico e mental, uma boa alimentação e a prática regular de exercícios também influenciam na qualidade de vida da população. Em Itararé (SP), o cuidado começa cedo: desde o momento do nascimento, a Prefeitura busca cuidar dos cidadãos através de procedimentos simples, mas que farão toda a diferença, como, por exemplo, a frenectomia lingual.

A cirurgia, que consiste em liberar o freio lingual dos bebês que nascem com a ‘língua presa’, já trouxe ao município duas menções honrosas: a primeira, em 2018, no Congresso Internacional de Odontologia (CIOPG) e, recentemente, no Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Epatespo).

O prefeito, Heliton do Valle, recepcionou, na quinta-feira (06), a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Souza e a odontopediatra e coordenadora municipal de Saúde Bucal, Soraia Bujokas da Rosa Silva para parabenizar, em nome das profissionais, toda a equipe pelo bom trabalho realizado.

Para o chefe do Executivo, essa é mais uma vitória da Saúde em Itararé. “Nossa equipe gestora está focada em melhorar o atendimento e a qualidade de vida de nossa população e, essa menção honrosa, é mais uma prova de que, quando se trabalha de forma séria, os resultados vêm”, frisa.

Epatespo – O Epatespo aconteceu na Faculdade de Odontologia da Unicamp, na cidade de Piracicaba (SP) durante os dias 29 e 30 de maio. O evento contou com a presença de representantes de todos os municípios que compõe o Estado. Além de Soraia, também participaram do encontro como representantes de Itararé a fonoaudiologia Juliana Longo Tagliatella e a auxiliar odontológica Renata Correa Deppa.

Segundo a coordenadora, entre mais de 200 pesquisas apresentadas, o trabalho intitulado ‘Frenectomia lingual realizadas em recém-nascidos no município de Itararé’ foi um dos oito premiados com menção honrosa na categoria de ‘relato de experiência’. “Nosso trabalho é resultado de uma parceria entre odontologia e fonoaudiologia. Através desse procedimento ‘simples’, podemos mudar a vida de inúmeras crianças”, destaca.

Frenectomia lingual – A realização da frenectomia logo nos primeiros dias de vida favorece a amamentação, deglutição e a fonação. Desde 2014, a Lei Federal 13.002 determina a obrigatoriedade do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês nas maternidades e hospitais.

O Centro Odontológico Municipal de Itararé é o único da região a realizar o procedimento, de forma totalmente gratuita, não somente em crianças, como também em jovens e adultos.

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Saúde, à rua Rua Frei Caneca, 1471, Vila João Adolfo, ou através do telefone (15) 3531-8160.