Atividade foi promovida na área de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglês

Publicado em 14 de agosto de 2020

Prefeitura de Itararé (SP) realiza Orientação Técnica a profissionais da Educação

Profissionais de Educação Física falaram sobre a Educação Inclusiva

No dia 12 de agosto, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu mais uma Orientação Técnica para os professores de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Inglês. A atividade foi realizada de forma remota, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Sob a supervisão de Raquel Ribeiro, cada assistente técnico pedagógico (ATP) conduziu a reunião, que teve como finalidade promover a formação continuada dos professores e favorecer a troca de experiências entre pares.

Os principais assuntos tratados em Arte, de acordo com a assistente Tânia Martins, foram as sugestões de atividades e materiais de estudo e pesquisa voltadas ao Teatro (linguagem a ser trabalhada no 3º bimestre), as ações referentes ao curso e a análise das planilhas de acompanhamento do ensino remoto. “Durante a orientação, buscamos vivenciar duas propostas práticas possíveis de serem realizadas tanto em aulas síncronas quanto assíncronas e isso foi bem produtivo, pois os professores se colocaram no lugar de alunos, vivenciando realmente a atividade”, pontua.

Tânia conta ainda que sugeriu duas atividades referentes ao curso da Palavra Cantada para o trabalho de Criação Documentada, que envolve a parceria entre a Assessoria Técnica de Arte e os professores, disponibilizando vídeos caseiros com as atividades e brincadeiras para que possam ser desenvolvidas com os alunos.

De acordo com a ATP de Educação Física, Jéssica Benetti, a Educação Inclusiva não deixou de ser pauta no ensino remoto. “Diante do desafio do ensino remoto, faz-se necessário abordar estratégias que atendam a todos os estudantes. Conversamos sobre a flexibilização e diversificação das atividades e sobre metodologias e abordagens para viabilizar a aprendizagem de todos os educandos, levando em consideração cada particularidade, característica, dificuldade e potencialidade”, conta.

A educadora também relata que compartilhou experiências, socializou algumas práticas inclusivas na Educação Física e sugestões de atividades.

Os professores de Português e Inglês contam que conversaram sobre o caderno São Paulo Faz Escola, recentemente adquirido, e sobre as ações de engajamento dos alunos às atividades não presenciais. “Além de trocar experiências e como têm organizado suas aulas do ensino remoto, os professores puderam socializar experiências e receber sugestões de atividades”, explica a ATP Camila Braga.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andreia Almeida, essas orientações mensais são muito importantes para estabelecer um trabalho de parceria entre a Secretaria e os professores, buscando uma maior equidade na difusão do conhecimento entre os docentes e uma melhor qualidade na preparação das aulas para os alunos.