Evento aconteceu em parceria com o Corpo de Bombeiros do município

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Prefeitura de Itararé (SP) realiza 1º módulo do RECICLA TUR 2023

A fim de incentivar as atividades no setor turístico, os participantes receberam um kit emergência contendo uma mochila, três necessaires e uma pasta porta-documentos. Foto: Heron Ribas

A Prefeitura de Itararé (SP) realizou, no último domingo (12), o primeiro módulo do RECICLA TUR 2023. O curso, voltado aos guias e monitores de Turismo, tratou da reciclagem sobre o conhecimento das técnicas de primeiros-socorros, adaptado para a realidade do turismo de nossa cidade.

A capacitação, resultado da parceria com o Corpo de Bombeiros de Itararé (SP), foi elaborada e ministrada pelo comandante da corporação, sargento Caiares, pelo cabo Gomes e soldados Júnior e Miranda.

Dividida em duas etapas, durante o período da manhã, os participantes receberam instruções teóricas nas aulas ministradas no Salão XV – SECET. O espaço foi cedido pela Secretaria Municipal de Educação. No período da tarde, os inscritos participaram das instruções práticas na trilha Barreira x Caiçara com simulações de diversas ocorrências passíveis de ocorrerem durante uma trilha.

As instruções téoricas aconteceram no período da manhã, no Salão XV – SECET. Foto: Heron Ribas

Dentre os temas abordados durante o treinamento, estavam: fraturas por quedas na trilha, acidentes com animais peçonhentos, engasgo, paradas respiratórias e cardio-respiratórias, transporte de vítimas, busca por socorro em locais sem sinal de celular, geolocalização, itens básicos da mochila de primeiros-socorros e resgate em situações de afogamentos.

Nas instruções práticas, foram abordadas e simuladas situações passíveis de acontecer em uma trilha. Foto: Heron Ribas

Ao final do curso, os inscritos receberam um kit de emergência, contendo uma mochila, três necessaires e uma pasta porta-documentos, para uso na condução dos turistas.

A guia de Turismo e aluna do curso, Michele Busnello, destaca a importância da capacitação para a atuação segura. “Um curso de extrema importância na nossa escolha como guias. Afinal, nosso trabalho só termina quando todos voltam são e salvos do dia trilha”, comenta.

As orientações práticas aconteceram no período da tarde, na trilha Barreira X Caiçara. Foto: Heron Ribas

Conforme o secretário da Pasta, Marco Antônio Pereira, o curso faz parte das ações de capacitação e reciclagem constantes, promovidas pela Prefeitura. “Virão muito mais cursos de capacitação, treinamento e reciclagem como este, sempre visando a segurança do condutor e do turista, e do desenvolvimento do turismo seguro em nossa cidade e região”, enfatiza.

Para o prefeito, Heliton do Valle, investir na formação dos profissionais é preparar o município para alavancar o setor turístico “O Turismo é um dos pilares da nossa gestão. Temos visto o quanto o setor contribuiu com a geração de emprego e como tem mudado a história de outras cidades. Aqui não é diferente! Já estamos colhendo os resultados dos investimentos realizados e colheremos ainda mais, ao passo que avançamos com os demais projetos voltados a este segmento”, finaliza.

A capacitação foi ministrada pelo cabo Gomes e soldados Júnior e Miranda. Foto: Heron Ribas