Publicado em 8 de março de 2017

Prefeitura de Itararé (SP) promove campanha de prevenção em saúde bucal nas escolas

Bate papo descontraído orienta crianças de forma lúdica

A Prefeitura de Itararé (SP), através da equipe de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nas escolas do município uma campanha em educação e promoção no segmento dentário.
As dentistas do Centro Odontológico Municipal visitaram algumas escolas, onde realizaram palestras em salas de aula. Através de um bate papo descontraído e exibição de filme ilustrativo, as profissionais passaram aos alunos a importância dos cuidados com os dentes, técnica correta de escovação e hábitos saudáveis.
Até agora foram atendidas 320 crianças do Pré II ao 5º ano do ensino fundamental I. Segundo a dentista e articuladora de educação permanente e humanização do Centro Municipal de Odontologia, Silvia Pontes, as atividades acontecerão em todas as escolas municipais. “O trabalho educativo com crianças na fase escolar é muito importante e produtivo, por estas estarem mais receptivas, facilitando o ensino de hábitos adequados, principalmente aqueles relacionados à saúde bucal”, destaca.
Além desta campanha, o Centro Odontológico anunciou o programa que será desenvolvido neste ano letivo. São eles: início de palestras nas creches para orientação de monitoras e professoras quanto à higiene bucal e organização de palestras com os pais das crianças das creches e levantamento epidemiológico.
De acordo com a dentista, o diagnóstico da saúde bucal das crianças nas creches e nas escolas tem como objetivo identificar a situação bucal dos alunos para posteriormente planejar as ações de prevenção e de atendimento, se necessário, para um tratamento adequado.

florinda wania