Atividade foi voltada para educadores da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 27 de setembro de 2019

Prefeitura de Itararé (SP) promove 4º encontro do curso ‘Educação é a base’

Encontro contou com a supervisão dos educadores Elison Henrique, Jocimara Quaresma e Raquel Ribeiro

Na última sexta-feira, (20), a Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, com a supervisão dos assessores técnicos pedagógicos de Matemática, Elison Henrique, e Ensino Religioso, Jocimara Quaresma; e da supervisora Raquel Ribeiro, realizou o 4º encontro do curso ‘Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base’.

Tendo como público-alvo professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, o encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria e foi dividido em dois períodos. De acordo com os formadores, a iniciativa teve por objetivo socializar informações referentes à BNCC na áreas de Matemática e do Ensino Religioso.

Conforme Elison, foram abordadas as competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental; Mudanças na terminologia; Unidades temáticas; Principais mudanças e Considerações sobre a Matemática no Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais. “Desenvolvemos um plano de aula sobre a unidade temática álgebra e comentamos sobre todas as habilidades que compõem essa unidade, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental”, conta.

Segundo ele, trabalhar álgebra nesse período é uma novidade. “Os professores terão que se adequar a essa mudança. A reorganização dos objetos de conhecimento contribui para a progressão que favorece a aprendizagem. Não se trata de um adiantamento, mas de um trabalho desde o início, de um modo de pensar, que será utilizado mais tarde”, explica.

Elison detalha ainda que é importante frisar que, de acordo com a BNCC, nessa fase, não se propõe o uso de letras para expressar regularidades, por mais simples que sejam.

Raquel e Jocimara explanaram sobre o Ensino Religioso, objetivos e competências da área para o Ensino Fundamental.

O próximo encontro acontecerá no dia 18/10/2019.