Iniciativa, realizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel, fez parte das ações do projeto Educação Viária é Vital

Publicado em 22 de setembro de 2021

Prefeitura de Itararé (SP) promove 1º Encontro de Motoboys

A iniciativa foi idealizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu o 1º Encontro de Motoboys.

A iniciativa, idealizada pela EM Adriano Queiróz Pimentel, como parte das atividades do projeto ‘Educação Viária é Vital’, contou com a presença de proprietários de empresas de entrega e, aproximadamente, 20 motoboys. Participaram, ainda, o sargento da Polícia Militar, Cristiano; o sargento do Corpo de Bombeiros, França; o sargento e instrutor do Tiro de Guerra, Rodrigo Hoppe; o comandante da GCM, Alisson Rivéli; GCM Ribas, além de supervisores de ensino e assessores técnico pedagógicos.

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Ana Rosa Pereira Gil, foi abordada a importância do trabalho dos entregadores. “Abrimos ainda espaço para queixas e sugestões, além de debater, junto às autoridades competentes, alguns reajustes que serão feitos na lei de regularização da categoria”, detalha.

Conforme a secretária da Pasta, Andreia Almeida, o objetivo da ação era abrir um diálogo entre as organizações públicas e os profissionais. “A educação viária é amplamente abordada nas escolas, porém, é necessário que o ensino ultrapasse as barreiras da sala de aula. Este encontro, muito mais do que um projeto, se tornou um serviço social”, finaliza.

Ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e a Guarda Civil Municipal (GCM)

Saiba mais – Desenvolvido através de um convênio com a Fundação MAPFRE, o projeto ‘Educação Viária é Vital’ é trabalhado nas instituições de ensino de maneira integrada às propostas do currículo escolar, apresentando atividades que se conectam às disciplinas e aulas, para que alunos e professores envolvem-se em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.

Além de um curso de capacitação para professores, a Fundação MAPFRE também promove uma competição entre as escolas do país que premia os melhores projetos.

Em 2015, a EM Messias Sodré, foi convidada a apresentar seu projeto em São Paulo. No ano de 2016, a EM Adriano Queiróz Pimentel foi a vencedora do Prêmio Nacional. Em 2017, novamente a escola Adriano se destacou em sua apresentação e, no ano de 2018, a EM Dilermando Marques Martins, juntamente com a EM Ione Maria Marques Martins dos Santos, representou o município no evento em São Paulo. Em 2019, as escolas EM Adriano Queiroz Pimentel e EM Alice Fonseca Braga foram as representantes do município.