Prefeitura de Itararé

Encontro teve como objetivo trabalhar os planos de aula alinhados à BNCC

Publicado em 9 de março de 2020


Prefeitura de Itararé (SP) promove 1ª orientação técnica de Matemática de 2020

Atividade acontece sob a supervisão do assessor técnico pedagógico da área, Elison Henrique (ao centro da foto)

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na quarta-feira (04), a 1ª orientação técnica de Matemática para os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 

Sob a supervisão do assessor técnico pedagógico da área, Elison Henrique o encontro aconteceu na Secretaria com o objetivo de trabalhar os planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nortear passos para se desenvolver os objetos de conhecimento de acordo com o planejamento anual. “Estudamos a quinta habilidade, do 9º ano, onde os educandos devem resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação de taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira”, explica Elison. 

Conforme ele, para o desenvolvimento do estudo, foram apresentados dois planos de aula, a fim de auxiliar os docentes no processo de ensino-aprendizagem dos educandos, sendo eles: juros simples e tabuleiro de juros simples (jogo para ser aplicado em sala de aula). “Após, desenvolvemos sequências didáticas, através de atividades de retomada das habilidades propostas, mobilizando estratégias de resolução de problemas, refletindo sobre a importância da utilização e ampliação da compreensão dos significados dos objetos de conhecimento, sistematizando as aprendizagens da aula e fazendo a verificação do que foi apreendido”, detalha. 

Para o assessor, partilhar o conhecimento e contribuir para que os educandos desenvolvam as habilidades propostas pela BNCC é muito gratificante. “Os jogos são recursos didáticos indispensáveis para o fortalecimento dessas ações”, aponta. 

 

 

Copyright © 2020 - Prefeitura Municipal de Itararé | Todos direitos reservados