Publicado em 26 de janeiro de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) orienta sobre a prevenção da Hanseníase

Doença tem cura e seu tratamento é gratuito

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da Hanseníase, o dia 29 de janeiro foi intitulado como o ‘Dia do Hanseniano’.

De acordo com a secretária municipal da saúde de Itararé (SP), Ana Maria de Souza, no momento não há na cidade nenhum paciente em tratamento, porém é importante que a população esteja atenta, já que a transmissão da doença se dá através do contato direto com doentes sem tratamento, que eliminam as bactérias em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse ou espirro.

Ana Maria explica que o bacilo, chamado Mycobacterium leprae, afeta os nervos e a pele podendo causar até mesmo deformações. “É importante ficar atento aos sintomas, a Hanseníase tem cura”, alerta ela.

Conforme a secretária, o tratamento é realizado através de medicamentos via oral e a medicação é fornecida pelo SUS, gratuitamente.

“Alguns sintomas ajudam na identificação da doença. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque podem ser sinais da Hanseníase”, destaca Ana Maria.

Saiba mais – Pessoas que apresentam estes sintomas e moram em Itararé devem se dirigir ao posto de saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço.

Mais informações na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Frei Caneca, 1471, ou através do telefone  (15) 3531-8160