Publicado em 26 de abril de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) oferece programas para pacientes idosos com hipertensão

Atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde

Constantemente, grupo sai para passeios e caminhadas promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde

Esta quinta-feira (26) é dedicada ao ‘Dia de Combate à Hipertensão’, usualmente chamada de pressão alta.

Em Itararé (SP), para proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes portadores desta doença, a Secretaria Municipal da Saúde desenvolve o ‘Programa Hipertensão e Diabetes’.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Souza, o grupo da terceira idade recebe incentivos a caminhadas e orientações relacionados ao tema. Além disso, os pacientes do Programa passam por consultas regulares, intercaladas entre o médico e enfermeiro e recebem a medicação gratuitamente.

Saiba mais –  A hipertensão é caracterizada pela pressão arterial acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de ‘12 por 8’. É uma doença crônica, que não tem cura, mas que pode ser controlada.

Entre os fatores que podem levar a hipertensão estão sobrepeso, obesidade, a má alimentação, principalmente com consumo excessivo de sal, sedentarismo e tabagismo. A idade também está entre os motivos de risco. “Na terceira idade o organismo muda, é  comum que os vasos sanguíneos acumulem resíduos aumentando a pressão do sangue no seu interior do corpo”, explica a secretária.

Os principais sintomas da hipertensão são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Em caso de indicativos, deve-se procurar o Posto de Saúde ao qual pertence portando RG, cartão SUS e comprovante de endereço ou dirigir-se a Secretaria Municipal da Saúde, localizada na rua Frei Caneca, 1471. Mais informações podem ser obtidas através do telefone  (15) 3531-8160.

Os hipertensos recebem medicação gratuita

Os idosos recebem atenção especial