Publicado em 27 de julho de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) divulga roteiro de locais para acompanhar o eclipse lunar

Mirante do Morro Chato e Parque da Barreira são alguns dos locais indicados

O Brasil será o local mais privilegiado da América Latina para acompanhar o eclipse lunar mais longo do século. Pensando nisso, a Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo, preparou um roteiro de locais diferenciados para acompanhar a ‘Lua de Sangue’.

Beneficiada por sua altitude e natureza exuberante, a região de Itararé possui mirantes de vista privilegiada. Para assistir ao eclipse, segundo o coordenador da Pasta, Edilson José de Moraes, um dos que mais se destaca é o mirante do Morro Chato.

“Com sua altitude máxima chegando a 800 metros, o mirante do Morro Chato possui uma visão de 360° das belas paisagens rurais da cidade. Além disso, proporciona uma vista espetacular do céu”, destaca.

O Mirante do Parque Ecológico da Barreira também é uma ótima opção para obter uma boa visibilidade do fenômeno. “O ideal é buscar locais um pouco mais afastados das luzes da cidade, a fim de obter uma visão mais nítida do céu noturno, mas sempre prezando pela segurança”, explica Edilson.

Para o prefeito Heliton do Valle, a experiência de acompanhar o eclipse junto à natureza é um privilégio de poucos. “Itararé é rica em recursos e belezas naturais. Ter a oportunidade de acompanhar um evento como esse em um mirante, ao invés da janela ou terraço de casa, é realmente, um privilégio de nossos munícipes”, enfatizou.

Excursão – A Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, irá disponibilizar um ônibus até o mirante do Morro Chato para àqueles que têm interesse em acompanhar o fenômeno. Ao todo serão 60 vagas. O transporte é gratuito. A saída será às 16h15 em frente a Prefeitura. Mais informações na Coordenadoria Municipal de Cultura através do telefone (15) 3532-8000.

Saiba mais – Mais informações sobre o Mirante do Morro Chato podem ser obtidas através dos telefone (15) 99706-7859 ou (15) 99692-9444.

Eclipse lunar – O eclipse terá quase quatro horas de fase parcial, quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta “no meio” criando uma sombra. No Brasil porém, o tempo de visibilidade do evento será menor, pois quando a Lua nascer no país, o fenômeno já terá começado.

No Estado de São Paulo a previsão é de que será possível observar a fase total do eclipse por, aproximadamente 34 minutos, contando a partir do momento em que a lua aparecer no céu, por volta das 17h39.