Publicado em 13 de agosto de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) conta com agrupamento de guardas especializados no resgate de animais em condições de perigo

Atuação do GEPAR já resgatou seis espécimes desde o começo do ano

A Prefeitura de Itararé (SP), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), tem realizado o trabalho de captura e remoção de animais silvestres em condições de perigo. Os resgates são realizados pelo Grupamento Especializado em Proteção Ambiental e Rural (GEPAR).

Segundo o comandante da GCM, Jocimar Ribas, a ação tem como principal objetivo garantir o bem-estar da população e dos animais que, quando localizados fora de seu habitat, podem trazer riscos a si mesmos e aos munícipes. “Após feita a captura, os animais são atendidos por veterinários da Prefeitura de Itararé, para garantir que estejam em plenas condições de saúde antes de serem reintroduzidos na natureza”, destaca.

Conforme o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, o trabalho, que já resgatou cerca de seis espécimes no ano de 2018, é de suma importância. “Ao se deparar com a presença de vida silvestre dentro de sua residência, a população deve sempre acionar o GEPAR através do 199. Esses profissionais têm o treinamento adequado para agir diante dessa situação e poderão, preservando a vida, e assim, a nossa fauna, resolver a ocorrência”, enfatiza.