Publicado em 7 de junho de 2018

Prefeitura de Itararé (SP) alerta sobre perigos dos fogos de artifício

Orientações vem do Corpo de Bombeiros

As recomendações podem evitar acidentes

Encantadores, mas perigosos. Assim são os fogos que costumam abrilhantar o céu durante as festas típicas do mês de junho e também durante a copa. Apesar de tradicionais neste período, rojões e fogos de artifício podem causar danos à natureza e ferir a população.

Preocupados, o prefeito Heliton do Valle e o Corpo de Bombeiros de Itararé (SP) alertam e esclarecem a população quanto ao uso dos artigos.

“Todos os anos, a falta de cuidado com o manuseio desses produtos acaba mais cedo com a festa de alguém”, comenta Heliton.

Segundo o comandante da base do Corpo de Bombeiros de Itararé (SP), André Rossi, neste período de festas algumas recomendações são importantes, tais como:

– comprar o item apenas em lojas vistoriadas, elas tem o alvará fixado em local visível;

– nunca acender os fogos em locais fechados ou próximo a rede elétrica;

– ao acender jamais deixar o rojão próximo ao rosto ou apontado para outra pessoa;

– estar atento ao rótulo de segurança e data de validade dos artefatos.

“Os fogos podem provocar lesões leves como queimaduras, mas dependendo da potência podem provocar a amputação de dedos e até da própria mão”, informa o comandante.

Outro risco, lembra o prefeito, é a provocação de incêndios. Segundo ele, de junho a outubro, devido ao clima seco, há maior facilidade de pequenos pontos de queimada se alastrem e se transformem em grandes incêndios, por isso é necessário atenção.

Além dos fogos de artifício, recorda André Rossi, as fogueiras, comuns nas festas tradicionais de junho, jamais devem ser realimentadas com álcool e ter objetos lançados nela. “Isso só aumenta o risco de lesões”, afirma.

“Além dos alertas fica o reforço: soltar fogos não é crime, desde que feito com segurança, porém o uso de balões é proibido, podendo dar multa e até cadeia”, completa o comandante.

Atenção – No caso de queimadas e incêndios acione o Corpo de Bombeiros através do 193. Para denunciar o uso de balões ligue para 181.