Ao todo, 80 professores participaram da ação

Publicado em 22 de setembro de 2022

Prefeitura de Itararé (SP) encerra formação continuada em Majog para professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ação contribuiu para ajudar os professores a criar condições adequadas para o trabalho com a alfabetização matemática e possibilitar avanços aos alunos através de atividades lúdicas

Encerrou-se, na quarta-feira (21), a formação continuada sobre o material de apoio Matemática em jogo (Majog) destinada aos professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental de Itararé (SP).

Segundo a supervisora de ensino, Luciana Becker, ao todo, foram cinco encontros, realizados a partir do mês de junho, os quais contaram com a participação de 80 educadores. “Essa ação contribuiu para ajudar os professores a criar condições adequadas para o trabalho com a alfabetização matemática e possibilitar avanços aos alunos através de atividades lúdicas especialmente no ciclo de alfabetização, etapa em que as crianças necessitam de atividades concretas para desenvolver os conceitos matemáticos”, detalha.

Ao todo, foram realizados cinco encontros.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, é motivo de grande alegria poder realizar ações como esta. “Ficamos felizes em poder proporcionar aos nossos professores momentos de formação que irão ajudá-los a planejar suas aulas e engajar os alunos em atividades onde irão aprender brincando”, enfatiza.

Majog – Conforme explica Luciana, os jogos matemáticos são importantes aliados das metodologias ativas, pois o aluno passa de agente passivo para uma posição de protagonismo.

“Com isso, as aulas ganham mais dinamismo, e o estudante mais autonomia sobre o desenvolvimento do seu aprendizado aplicando os conceitos matemáticos de forma prazerosa. Além disso desenvolvem habilidades sociais, já que muitas atividades são realizadas em grupos e melhoram a comunicação e a interação entre professores e alunos’, finaliza ela.

Participaram 80 educadores