Publicado em 9 de outubro de 2014

Publicado em: 9 de outubro de 2014 às 11:13

Segundo os organizadores da campanha, cerca de 625 pessoas participaram da ação

IMG_9595

Nesta quarta-feira, 08, a Prefeitura de Itararé, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com a Rede Ipiranga, levou vários serviços gratuitos aos motoristas de carros, motos e caminhões que trafegavam na SP 258, entrada da cidade.

A iniciativa faz parte da Campanha Saúde na Estrada, realizada há sete anos no país em estabelecimentos da Rodo Rede de atendimentos ao público da estrada.

Em Itararé, a ação aconteceu durante todo o dia no Posto Estradão. O objetivo é contribuir para o bem-estar e a saúde deste público.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou exame odontológico, teste de glicemia, aferição de pressão, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre DST/AIDS.

As ETECs de Itararé e Itapeva também estiveram presentes com seus alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição.

Segundo Tiago Farias, assessor da Ipiranga, o principal público desta campanha itinerante são os caminhoneiros. “Eles têm pouco tempo para cuidar da saúde e esta profissão demanda cuidados pelo estresse e pela rotina pesada que eles enfrentam. Também existe o sedentarismo, já que poucos se exercitam durante suas jornadas. Queremos motivar os motoristas a estarem em dia com a saúde e cuidarem melhor do corpo”, concluiu.

Em 2013, a campanha percorreu 100 postos Ipiranga Rodo Rede em 90 cidades de 16 estados brasileiros e realizou mais de 44 mil atendimentos, revelando números importantes sobre a saúde dos motoristas: 8% estavam com as taxas de glicose alteradas; 22% das pessoas atendidas apresentaram problemas com pressão alta; 14% problemas em alguma das vistas e 73% apresentaram sobrepeso.