Publicado em 8 de junho de 2017

Prefeito recebe base móvel para Guarda Civil Municipal

Unidade ampliará atendimento social e reforçará combate à criminalidade

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, recebeu oficialmente na manhã desta quarta-feira (7) uma base de policiamento comunitário móvel para a Guarda Civil Municipal (GCM). A aquisição ampliará o atendimento social, aproximando a população do Poder Público, além de ser um importante reforço no combate à criminalidade.

O comandante da GCM, Jocimar Ribas, afirma que a ação faz parte do novo modelo de policiamento adotado em grandes centros e tem apresentado excelentes resultados.
A base é equipada com móveis, frigobar e equipamentos de comunicação e, segundo o comandante, dentro de aproximadamente 15 dias já estará atuando.

A princípio a unidade ficará em bairros diferentes do município, fazendo além da prevenção policial, registros de reclamações como lâmpadas queimadas, buracos na rua, entre outros. De acordo com o comandante, as sugestões serão redirecionadas para o setor competente da Prefeitura. Importante frisar que denúncias de crimes também poderão ser feitas no local.

Jocimar ressalta, que durante eventos culturais e esportivos o policiamento móvel estará presente, garantindo uma segurança mais efetiva, principalmente em grandes aglomerações.

A base comunitária foi pleiteada em 2015 por Jocimar e pelo inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Márcio Pontes.

Firmada a parceria a Prefeitura de Itararé foi contemplada pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), através de indicação de emenda parlamentar do deputado federal, Antonio Bulhões (PRB).

Segundo Heliton do Valle, o novo equipamento aumenta a sensação de segurança no município. “Sentir-se seguro é fundamental para também se ter uma vida com qualidade. Esta base irá contribuir com os nossos projetos para oferecer tranquilidade à população”, comenta o prefeito.

O valor total do investimento foi de R$ 215 mil, o qual também foi utilizado para adquirir, dez pistolas de condutividade elétrica, cartuchos de munição, spray de pimenta, gás lacrimogênio, além de equipamentos para controle de distúrbio civil como capacetes, escudo, caneleiras e joelheiras.