Publicado em 20 de junho de 2018

Prefeito Heliton do Valle parabeniza trabalho dos vigias da Prefeitura de Itararé (SP)

Paço Municipal conta com três profissionais que trabalham por escala

João Augusto vigia o Paço há mais de três anos

Nesta quarta-feira (20), celebra-se o ‘Dia do Vigilante’, data escolhida por marcar o sancionamento que regulamentou a profissão, há 35 anos. Na mesma data, vigias, guardiões, fiscais de pátio, fiscais de piso e similares comemoram a profissão que não tem, por lei, uma data de comemoração específica.

Em Itararé (SP), João Augusto Paulo, Rodrigo Daniel S. Chagas e Carlos S. Chagas Jr, são os vigias responsáveis por cuidar do Paço Municipal. Além destes, há também os chamados folguistas, que cobrem o período de descanso dentro da escala 4:1 realizada no local.

Para João, que cuida do local há três anos, este tipo de escala é benéfica, pois dá a todos mais tempo para passar com a família.

Rodrigo explica que o trabalho pode parecer simples, mas requer muita atenção. “Temos que estar ligados no monitor que transmite as imagens das câmeras e também ficar atentos a entrada e saída de veículos” explica ele.

É graças a esta atenção que, segundo João, durante os anos em que trabalham no local, nunca houve nenhum problema de risco.

Carlos reforça que eles também fazem o controle de entrada e saída dos veículos de forma minuciosa. “Horário, dados do motorista e local de destino são essenciais para poder auxiliar no controle dos demais setores. Além disso, no turno da noite, temos que evitar que o pessoal queira dormir ou fazer xixi no Paço, o que é muito comum nos fins de semana durante a madrugada”, comenta.

Com sete anos na Prefeitura, ele conta que há 30 dias retornou ao atendimento no Paço. “Já estive na garagem e outros departamentos, mas estou feliz por voltar a ser vigia aqui. Considero isso como uma confiança que prefeito tem no meu trabalho”, detalha.

Para o prefeito, Heliton do Valle, os funcionários estão de parabéns. “Efetuam o trabalho com seriedade e alegria, isso é essencial para que as coisas fluam bem. São muito competentes”, finaliza.

Para Carlos, trabalhar no Paço é um sinal de confiança do prefeito em seu trabalho

Rodrigo conta que uma das funções é estar atento a entrada e saída de veículos