Publicado em 19 de junho de 2018

Prefeito de Itararé (SP) investe em sala gratuita de cinema para atender população

Heliton do Valle adaptou o Teatro Municipal para exibir clássicos da ‘telona’

Local recebe cerca de 70 pessoas por sessão

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 revelou que apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros têm ao menos um cinema, 23,4% possuem teatro ou sala de espetáculos e 27,2% museu.

Em Itararé (SP), com o apoio e investimento do prefeito, Heliton do Valle, a população pode usufruir destes três setores. No ‘Dia do Cinema Brasileiro’, celebrado nesta terça-feira (19), Heliton conta como fez para oferecer o entretenimento a população. “Sabemos da importância da Cultura e do diferencial que ela faz na vida, tanto profissional, quanto pessoal, das pessoas. O que está ao nosso alcance, dentro das nossas possibilidades, estamos fazendo em prol a ela”, frisa.

Segundo ele, com a parceria do Museu da Imagem e do Som (Ponto Mis), todas as sextas-feiras, a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Cultura, exibe um clássico do cinema brasileiro por meio do projeto Cinema Gratuito.

Sem uma sala de cinema convencional disponível na cidade, a opção foi adaptar o Teatro Municipal Sylvio Machado para exibir os filmes e receber o público. “Queríamos muito atender a população que aprecia este tipo de cultura e entretenimento. Mesmo com pouco recurso conseguimos e hoje recebemos mais de 70 pessoas por sessão”, conta Heliton.

Conforme o coordenador da Pasta, Alisson Riveli, para a transmissão são usados notebook, caixas de som, datashow e um telão. No local há ainda wi-fi gratuito à população.

“Cerca de 60 filmes já foram exibidos desde o início da gestão Heliton do Valle. A divulgação ocorre sempre no início da semana através das mídias sociais oficiais da Prefeitura”, comenta Riveli.

O Teatro fica na rua XV de Novembro, 56, centro. As exibições acontecem sempre às sexta-feiras, 20h, com entrada gratuita. Para acompanhar a agenda basta acessar o site www.itarare.org.br e/ou curtir a página oficial da Prefeitura no fb.com/prefeituradeitarare.