Publicado em 10 de maio de 2017

Prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, ajuda produtores rurais a ampliar produção

Auxílio se dá com produção de bandejas de hortaliças

Os produtores rurais de Itararé (SP) já estão recebendo bandejas de hortaliças para ampliação de suas produções. A ação faz parte do projeto inciado, há dois meses, pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Cooperativa dos Agricultores Familiares (Coafai).
A entrega, segundo a pasta, começou a ser feita nos últimos 25 dias e já vem apresentando excelentes resultados, como contou o morador da Fazenda Canaã, José Aparecido Nunes.
“Temos muita expectativa que com estas mudas, que são de alta qualidade, nossa renda aumente, principalmente porque faz parte do PAA” (sic).
Para o secretário municipal de Agricultura, Castelar Pimentel Junior, a grande oportunidade das bandejas, é justamente a garantia de venda dos produtos, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Estas hortaliças têm o diferencial de serem frutos de sementes peletizadas, que facilitam o manuseio e plantio, garantindo um melhor aproveitamento dos seus cultivos. Além disso, os produtos são direcionados para abastecer a merenda escolar e outros programas”.
A Prefeitura oferece estrutura e mão de obra para cultivo, assim como consultoria de técnicos agrícolas. Já a Coafai fornece sementes, substratos, defensivos e bandejas.
O secretário destaca também o incentivo financeiro, uma vez que o custo cobrado por bandeja é bem abaixo do valor de mercado. “Hoje uma bandeja de alface, por exemplo, custa entre R$ 17 e R$ 25 e estas estão saindo por R$ 10 ao produtor”. Segundo Castelar, a compra e venda acontece através da Coafai e o pagamento das bandejas só é feito depois que os produtos são vendidos. “Isto garante tranquilidade ao agricultor, que não precisa ter o capital de giro para plantar”.
A produção acontece no viveiro municipal e até agora 20 produtores foram contemplados. Ao todo são produzidas cerca de 60 bandejas por semana, com uma saída de 30. De acordo com o responsável pelo viveiro, Rivail Ferraz, cada bandeja conta com 200 mudas, totalizando 1.200 hortaliças prontas para replantio semanalmente.
Castelar relata que os pedidos são feitos de segunda à quinta-feira diretamente na Coafai e, a semeadura e a entrega acontece de 30 a 40 dias depois. “Estamos trabalhando para oferecer bandejas a pronta entrega, o que vai facilitar para os produtores”.
O projeto tem ainda pretensão de fornecer até mil bandejas por mês e com isto aumentar o número de agricultores beneficiados. Para o agricultor, Celso Manoel Proença, receber as mudas prontas de hortaliças foi mais que um incentivo. “Já plantamos muitas coisas aqui e agora vou começar com beterraba, cenoura, repolho e cebolinha de cabeça. Foi muito importante para nós este negócio, porque já começou a aumentar nossa renda”. (Sic).
O prefeito, Heliton do Valle, incentivador do projeto, afirma que está satisfeito em poder contribuir em tão pouco tempo com a melhora da vida no campo. “Desde os primeiros dias de minha gestão, confiei à minha equipe o objetivo de promover ações que favoreçam a economia da agricultura familiar, pois acredito que esta é um dos pilares para o crescimento de nosso município”.
Para saber como fazer parte do projeto é só comparecer à Secretaria Municipal de Agricultura, que fica na rua Frei Caneca, 1443 – Centro.

IMG_9730 (Small)