Publicado em 12 de maio de 2017

Prefeito de Itararé, Heliton do Valle, sanciona lei que institui Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo

Documento atende as exigências estaduais e federais para futuras captações de recursos

O prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, sancionou a Lei Municipal nº 3773, de 26 de Abril de 2017 que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT) no município.

A missão visa o desenvolvimento do turismo para que este atenda as necessidades de lazer, cultura, infraestrutura e serviços de qualidade à população, visitantes e turistas. Para isto as ações são pautadas na qualificação e competitividade da oferta, que proporcionem experiências as quais elevem o município de Itararé como destino turístico.

Segundo o coordenador municipal de Turismo, Edilson José de Moraes, o PDDT consiste no planejamento estratégico de desenvolvimento com base em pesquisa, dados e levantamentos realizados pela Coordenadoria de Turismo que tem como objetivo reestruturar a gestão do turismo municipal realinhando ações outrora desenvolvidas, adequando-as as necessidades de nível mercadológico e governamental em prazos que condizem com a realidade do município.

“O projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Turismo e, durante sua elaboração teve o acompanhamento do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), assim como esteve aberto para receber sugestões de toda a população”, relata Edilson.

Construído com recursos próprios, gerando uma economia de aproximadamente R$ 50 mil para o município, o PDDT atende as exigências estaduais e federais para futuras captações de recursos, como também o pleito de Município de Interesse Turístico que acontecerá em breve.

Para o prefeito, Heliton do Valle, este é um passo fundamental para Itararé avançar no segmento. “Nosso município tem muito potencial e com a lei do plano diretor, poderemos trabalhar as políticas públicas que norteiam o turismo local”

O PDDT passa a ser lei e entrou em vigor a partir de 11 de maio, com a publicação na edição nº 113 do Jornal Oficial do Município.

De acordo com o coordenador, “as ações do Turismo seguem o cronograma de planejamento estratégico para o desenvolvimento da atividade com sucesso, aliando sempre a realidade do município às ações futuras proporcionando assim experiências que elevem o município de Itararé como destino turístico”.

O PDDT foi apresentado em Audiência Pública, realizada em março e abril, e aprovado na Câmara Municipal por unanimidade no dia 24 de abril deste ano.