Publicado em 21 de junho de 2018

Pesquisa inédita classifica Itararé (SP) entre as cidades mais seguras do Estado

Entre 138, município está na 86ª posição

GCM mantém um cronograma diário de rondas ostensivas e preventivas

Entre 138 cidades, que possuem mais de 50 mil habitantes, Itararé (SP) se classificou como sendo a 86º mais seguras do Estado. Os dados foram divulgados recentemente no Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do Estado de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz, em parceria com o jornal Estadão.

Criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), presente no Sou da Paz Analisa de 2017, a iniciativa mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itararé (SP), Jocimar Ribas, o índice considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio; já o ranking permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes – tanto entre municípios quanto ao longo dos anos.

Conforme ele, o resultado se deve aos investimentos e apoios da Gestão Heliton do Valle na corporação, além da intensificação do trabalho preventivo, através da presença do agente de segurança de forma ostensiva, inibindo assim o cometimento de atos ilícitos. “A GCM mantém um cronograma diário de rondas ostensivas e preventivas, de forma a cobrir toda área da cidade, tanto urbana, através das viaturas de área operacional, quanto rural, através da Patrulha Rural”, explica.

O comandante expõe ainda que a Guarda conta com um sistema de videomonitoramento, com câmeras nos pontos mais importantes da cidade, do ponto de vista de segurança pública. “O ato tem proporcionado aos nossos agentes grande eficiência das ações de prevenção de atos ilícitos”, revela.

A cidade conta também uma base fixa no Parque Ecológico Gruta da Barreira (GEPAR), onde é feita a preservação do meio ambiente, bem como garantia de segurança para os frequentadores do local. “Após a implantação da referida base não tivemos mais registro de crimes contra pessoa, conta patrimônio particular e contra os costumes no local”, destaca Jocimar.

Além disso, a GCM possui uma base comunitária móvel, a qual realiza policiamento comunitário visando a proximidade com cidadão e, dessa forma, identificando os pontos de maior vulnerabilidade para que sejam traçados planos de ação e o Canil, o qual, de acordo com o comandante, tem sido de grande importância para o combate ao tráfico de entorpecentes, bem como, para dar segurança ao agente de segurança durante as operações.

Para o prefeito, alcançar tal posto é motivo de orgulho. “Isto mostra que estamos no caminho certo. Vamos continuar, ainda mais dedicados o nosso trabalho, investimento e incentivo na área. Parabéns a todos os GCMs. Esta conquista é nossa”, finaliza.

O resultado se deve aos investimentos e apoios da Gestão Heliton do Valle na corporação

Prefeito parabenizou guardas pelo resultado