Cidade ocupa a segunda melhor posição no ranking dos 32 municípios da região Sudoeste Paulista

Publicado em 7 de janeiro de 2021

Pelo quarto ano consecutivo, Itararé (SP) é certificada como Município VerdeAzul

Além de ter alcançado a 47ª posição no ranqueamento geral, a cidade ocupa a segunda melhor posição no ranking dos 32 municípios da região Sudoeste Paulista.

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Itararé (SP) foi certificada, pelo Governo do Estado de São Paulo, com o selo Município VerdeAzul.

Durante a cerimônia, realizada de forma on-line, foram anunciados os 100 municípios que seriam certificados, dentre os 645 que compõem o Estado.

De acordo com o coordenador municipal de Meio Ambiente, Luis Capelassi, além de ter alcançado a 47ª posição no ranqueamento geral, a cidade ocupa a segunda melhor posição no ranking dos 32 municípios da região Sudoeste Paulista, ficando atrás apenas de Capão Bonito (SP).

Para o prefeito, Heliton do Valle, a certificação é resultado de muito trabalho e dedicação. “Dentre os municípios da região, Itararé é a única que foi certificada por quatro anos consecutivos. Isso é a prova do empenho e comprometimento de nossa gestão em fazer de nossa cidade, um município cada vez mais sustentável. Integrar este seleto grupo, por mais um ano, é uma grande alegria”, enfatiza.

O Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente, sendo: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O ranqueamento, por sua vez, é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Esse Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).