Publicado em 3 de março de 2015

Pedalarte 2015 agitou Itararé neste fim de semana

Publicado em: 3 de março de 2015 às 13:58

3 dias de evento divulgaram o uso da bicicleta como meio de transporte, incentivaram o cicloturismo e abriram espaço para talentos artísticos locais

pedal2

Entre sexta e domingo (27 de fevereiro a 1º de março), aconteceu em Itararé o Pedalarte 2015. O evento piloto reuniu esforços do Coletivo Pedalarte junto à Prefeitura de Itararé na promoção de diversas atividades voltadas à combinação entre ciclismo e arte.

Na sexta-feira, o CPP recebeu a arquiteta e urbanista Carolina Klocker, que abriu a programação com uma discussão sobre mobilidade urbana através de um recorte histórico que incluiu o processo de formação de Itararé e as profundas transformações que o século XX trouxe ao Ocidente e, além disso, apresentou alternativas que podem contribuir para o desenvolvimento de cidades voltadas ao bem-estar comum. O professor e ciclista Sandro Azevedo trouxe toda a sua experiência para apresentar alguns dos potenciais de exploração cicloturística na região. E, por fim, Mateus Humberto, representando o grupo APE – estudos em mobilidade, colocou em pauta alguns dos principais apontamentos realizados pelo coletivo durante suas pesquisas voltadas a Itararé e as possibilidades do uso da bicicleta no município.

No sábado, a praça São Pedro recebeu mais de 200 ciclistas para um passeio urbano que contornou o centro comercial e partiu para uma trilha rural, conduzida pelo guia Reinaldo Fortes, com concentração na Barreira, com passagem gentilmente cedida pela Pista de Laço Caiçara Hospedaria de Equinos.

Com apresentações da banda White Rock Froglanders, da dupla sertaneja Letícia e Rafaela e do trio formado por Jeyson de Lima, Bruna Feola e Camila Ferreira, a programação de domingo foi aberta em grande estilo. Os artistas Luiza Salla e Luis Felippe expuseram seus trabalhos ao público presente. A Secretaria da Saúde e Higiene realizou atendimento à população e orientou sobre os perigos da dengue. A oficina de violão, coordenada pelo músico Glaukus Jansson, atraiu diversos violonistas que procuravam por aperfeiçoamento técnico. Carla Costa Luz e Francine Ferreira conduziram a dinâmica ideal para o atendimento de primeiros socorros a ciclistas. A oficina de manutenção básica de bicicletas trouxe diversos interessados a aprender com as dicas preciosas de Diego Holtz e o popular ‘Bola’, da Bicicletaria Toth.

No espaço kids, o grupo Parara Pompom foi mais uma vez sucesso na contação de histórias e promoção de brincadeiras com os pequenos. Numa organização espontânea, Luana Rodrigues, Luis Felipe Machado de Genaro e Lucas Martins coordenaram uma banca para troca e doação de livros. O grupo 28 de Agosto também esteve presente, trazendo um espaço voltado para a prática do slackline. Durante toda a tarde, uma exposição de bikes ficou à disposição do público para visitação no espaço, com a participação da Oficina Hobby, do itarareense vidrado em antiguidades Flávio Lisboa. O encerramento foi realizado às 20h, com o rock n’ roll da banda The Trip.

Evento considerado modelo, o Pedalarte já passa a ser incluído na agenda anual de atividades do município de Itararé.

pedal