Publicado em 3 de maio de 2017

Parque Ecológico da Barreira em Itararé (SP) atrai turistas durante feriado prolongado

Cascatas, paredões rochosos e revoada de andorinhas são os principais atrativos

Itararé (SP) está no roteiro turístico de todo o Brasil. Nos finais de semana, principalmente durante os feriados prolongados a cidade recebe centenas de turistas e visitantes para curtir os principais atrativos.
Neste 1º de maio não foi diferente e a agenda dos guias e monitores ficou lotada. Além das trilhas por cachoeiras, cânions e mirantes, um dos pontos mais procurados foi o Parque Ecológico da Barreira.
Ao todo, mais de 700 pessoas aproveitaram o fim de semana para se aventurar ou relaxar junto à natureza. Com 70 mil metros quadrados coberta por uma vegetação de cerrado e cânion a Gruta da Barreira, como é mais conhecida, conta com uma biodiversidade singular encantando os olhos de quem estiver por lá com as cascatas, fendas e poços esculpidos pelas águas.
As andorinhas, símbolo do município, fazem um espetáculo à parte com a revoada no final do dia, quando retornam para seus ninhos entre os paredões rochosos.
A Gruta da Barreira carrega também muitas lendas e uma delas está na água. “Dizem que aquele que beber da água que sai da pedra, sempre voltará para Itararé”, conta o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes.
Para a professora universitária, Maria Ruth Pereira de Souza, é sempre uma delícia voltar à sua terra natal. “Há muitos anos moro em São Paulo, mas a água da barreira sempre me traz de volta com muito amor e carinho para visitar minha família. Gosto muito de vir aqui, porque me lembra à juventude, quando vinhamos nos fins de semana com galões buscar água para beber em casa”.
Francisca Paiva, também professora na capital paulista, disse que foi na Barreira onde viu a mais encantadora revoada. “É um lugar que quando Deus criou estava em um de seus momentos de grande inspiração. O entardecer com suas andorinhas é literalmente de tirar o fôlego. Lindo”.
A Coordenadoria de Turismo informa que a Gruta da Barreira está bem sinalizada, com placas de informação e orientação, além de contar com uma base fixa do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal.
O parque está localizado às margens da SP 258 – Rodovia Francisco Alves Negrão, Km 362 . O horário de funcionamento é das 8h ás 18h diariamente.