A adaptação de mesas e cadeiras sobre as calçadas faz parte do projeto Viva Rua SP

Publicado em 18 de outubro de 2021

Parklets de Itararé (SP) são destaque no Programa Boas Práticas do Estado de São Paulo

Em Itararé, já são quatro estruturas de parklets instaladas na cidade (1)

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Coordenadoria Municipal de Turismo, tem atuado intensivamente para incorporar práticas de fomento e desenvolvimento do setor no município.

A instalação de parklets, uma dessas iniciativas, virou destaque no Programa Boas Práticas do Estado de São Paulo. De acordo com um levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), Itararé (SP) está na lista dos 16 municípios que avançaram com o projeto Viva Rua SP, o qual consiste em adaptar mesas e cadeiras sobre as calçadas.

Conforme o coordenador municipal de Turismo, Edilson Moraes, as instalações fazem parte também do projeto de retomada da economia, como alternativa aos estabelecimentos afetados durante a pandemia. “Em Itararé, essa boa prática se refere à instalação da estrutura de parklets em quatro estabelecimentos localizados na Rua São Pedro. Além do aumento da capacidade de atendimento aos clientes, esse equipamento traz ares turísticos para a cidade”, ressalta.

Para o prefeito, Heliton do Valle, integrar ações como essa faz parte do plano geral de promoção do turismo local e regional. “O nosso comércio já é reconhecido como centro comercial referência na região. Com as instalações, conseguimos promover os nossos estabelecimentos e garantir uma boa experiência aos visitantes”, detalha.

Parklet – Parklets são uma extensão da calçada e funcionam como um espaço de lazer e convivência, onde, anteriormente, havia vagas de estacionamento de carros.

Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos de conforto e lazer.

Viva Rua SP – Além de Itararé (SP), os municípios de Tremembé, Guararema, Jaú, Cruzeiro, São Vicente, Mairiporã, Barretos, Rancharia, Torrinha, Três Fronteiras, Morungaba, Ibiúna e Lins estão em fase de planejamento, obra ou já concluíram a expansão de suas áreas de atendimento reconhecidos no Programa Boas Práticas do Estado de São Paulo.

Itararé está entre as 16 cidades que são destaques no Estado de São Paulo (2)