Publicado em 18 de dezembro de 2014

O desrespeito às faixas amarelas dos cruzamentos

Publicado em: 18 de dezembro de 2014 às 17:20

O objetivo das “Caixas Amarelas” é avisar ao motorista sobre a área em que não se pode parar para bloquear os cruzamentos, mas muitos não respeitam esta regra.

Segundo o Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, a definição da demarcação de Área de Conflito está na Resolução 236/07 do Contran. Esta resolução aprova o Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal, e descreve este tipo de marca viária como área da pista em que não devem parar os veículos, para não prejudicar a circulação.

Apesar de conhecerem a sinalização, muitos condutores não se atentam para este fato na hora de atravessar um cruzamento. Além de prejudicarem a fluidez do trânsito, os motoristas que não respeitam esta regra estão cometendo uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e acréscimo de sete pontos no prontuário da CNH.

Esta infração, além de contribuir significativamente com o aumento dos congestionamentos, ainda pode ser a causa de muitas brigas no trânsito, pois muitos motoristas perdem a paciência ao enfrentarem este tipo de situação.

IMG_5297-web

IMG_5298-web