Publicado em 22 de setembro de 2017

No Dia Mundial Sem Carro, prefeito de Itararé (SP) vai ao trabalho de bicicleta

Objetivo é incentivar a população a fazer uso de meios de transportes alternativos

Nesta sexta-feira (22) comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. Para lembrar a data, o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, foi até à Prefeitura de bicicleta. O objetivo, segundo o chefe do Executivo, é incentivar a população a fazer uso de meios de transportes alternativos, a fim de preservar o Meio Ambiente.

No total, Heliton percorreu da casa dele até o Paço Municipal mais de um quilômetro. No trajeto, aproveitou para interagir com a população e ouvir seus anseios. Além disso, observou com mais detalhes partes da cidade que dentro do carro passam despercebidos. “A bicicleta é um meio de transporte econômico, limpo, sustentável, prático, integrativo, silencioso e apaixonante”, detalha.

Para ele, a data é propícia para incentivar também a população a prática da atividade física. “Faz bem não só para o Meio Ambiente, mas para o corpo e a mente”, ressalta.

Heliton, que, junto a primeira-dama Denise do Valle, habitualmente realiza passeios de bicicleta pela cidade nos finais de semana, enalteceu que tem o anseio de fazer faixas de  ciclovia da praça José Fausto Ferreira ‘Zé Pensão’ até a Rua Leonardo Forcineti, no bairro Parque Centenário e, futuramente, estender até o Jardim Bequinha. “Queremos também iniciar um projeto deste no Posto de Saúde ‘Tonico Adolfo’ até o Distrito Industrial”, comenta.

O Dia – Criado pelo movimento Car Free (Sem Carro), em 1997 na França, o Dia Mundial Sem Carro tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nessa data, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

World Car Free Day (Dia Mundial sem Carro) é uma data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo. O objetivo ainda é o de estimular os cidadãos a uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

Neste dia são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades: é a Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).