Novo veículo deve chegar em breve na cidade

Publicado em 22 de outubro de 2018

No Dia do Coletor de Lixo, prefeito de Itararé (SP) comemora avanços no setor

Parte da equipe de 24 coletores que desempenha a função na cidade

Ruas limpas certamente são sinônimo de cidade bem cuidada. Para o prefeito de Itararé (SP), Heliton do Valle, estar atento a isso é uma forma de zelar pela saúde da população e também do meio ambiente. Com este foco, Heliton, desde o início da gestão, tem investido no setor.

Conforme ele, hoje, 24 coletores realizam a atividade na cidade e uma caminhão truck coletor, com prensa hidráulica e capacidade de 19 metros cúbicos, foi adquirido. “A compra, realizada com recursos próprios, foi uma enorme conquista”, comenta.

Para Samuel Ivan Candido, de 33 anos, o veículo só trouxe ganhos. “Como ele é grande, conseguimos fazer um trecho maior de coleta antes de ir ao aterro municipal. Nossa meta é atingir sempre o maior número de ruas”, explica.

Conscientização – Conforme ele, apesar das melhorias, ainda é necessário conscientizar a população. “O veículo segue uma rota todos os dias, então passamos quase sempre no mesmo horário. Se as casas que são nossos primeiros pontos de coleta já deixarem seu lixo para fora nos ajuda muito, pois voltar para buscar causa um desperdício de combustível e quem paga somos todos nós”, enfatiza Samuel.

Lauri Rodrigues de Oliveira, também coletor, aos 50 anos exibe um corte grande na barriga, causado por um caco de vidro descartado de maneira errada. “Nós temos os EPIS, usamos as luvas e coturnos para a função e estamos sempre atentos, porém no descuido e com a falta de conscientização de quem o jogou fora acabei me ferindo”, relata.

O funcionário diz ser muito grato ao trabalho que tem. “Sou feliz por ter esta oportunidade e sustentar minha família, o que me entristece é que muitos não valorizam, não nos dão nem bom dia, mas aqui com a equipe é gostoso, nosso ambiente de trabalho é muito bom e o prefeito tem nos reconhecido”, salienta.

Ambos afirmam que a qualidade do serviço melhorou com a gestão Heliton do Valle e, em breve, a coleta ficará ainda melhor.

De acordo com o prefeito, Itararé receberá mais um caminhão coletor, dessa vez de 10 metros cúbicos. “O veículo, proveniente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, será utilizado na coleta em bairros onde o caminhão maior não consegue transitar, explica.

Heliton aproveita para tecer elogios à equipe de coleta. “Os funcionários trabalham com muita dedicação e sempre com um sorriso no rosto, contribuindo com a qualidade de vida de toda população. Só tenho a agradecer pelo trabalho que desenvolvem e fazer um pedido a população que coopere mais com o serviço deles”.

Como descartar o lixo corretamente –  Itens como cacos de vidro, objetos cortantes e pontiagudos devem ser descartados dentro de caixas de papelão ou embalados em papel jornal, com diversas camadas, para não representar riscos aos coletores. As tampas de latas cortantes devem ser mantidas dentro das embalagens. O lixo reciclável deve ser separado e identificado.